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A edição de livros de literatura infantojuvenil

Objetivos

Fornecer elementos para uma visão histórica do mercado editorial do livro infantil, tanto privado quanto público. Informar sobre as principais editoras e autores atuantes na área. Refletir sobre o papel do editor na elaboração de uma linha editorial: seleção, produção e promoção dos livros destinados ao público infantil e juvenil.

Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, editores de texto, autores, ilustradores, designers, jornalistas, estudantes de letras e produção editorial e áreas afins, professores, bibliotecários e demais interessados.

Conteúdo

Primeira aula
O mercado editorial: A “cadeia produtiva do livro” e o contexto em que um editor realiza seu trabalho. Mapeamento das principais forças “propulsoras” e “inibidoras” da indústria editorial. O mercado escolar, o mercado governamental e o mercado “trade”.
O que é um livro infantojuvenil? O papel do editor. A elaboração do projeto editorial. A adequação do original ao perfil do catálogo da Editora. Os vários gêneros de originais: poesia, conto, novela, livro ilustrado, história em quadrinhos, livros informativos etc.
Estudo de caso: Biblioteca Ruth Rocha. Análise de livros de vários gêneros.

Segunda aula
Um pouco da história do mercado infantojuvenil no Brasil:  O “boom” da literatura infantojuvenil ocorrido no Brasil nas décadas de 1970 a 1990. Principais editoras, autores e ilustradores, que surgiram na época. Análise de livros publicados por essas editoras.
O que mudou? Principais editoras, autores e ilustradores que surgiram após a década de 1990. Análise de livros publicados por essas editoras.

Terceira aula
O livro para crianças no Brasil no século XXI: O PNBE e o surgimento do mercado trade.
As novas editoras. Existe uma nova concepção do que é um bom livro para crianças? Análise das linhas editoriais de editoras com novas propostas. As relações entre texto e imagem nos livros ilustrados. Análise de livros.

Quarta aula
Mão na massa. Os critérios de escolha do original. A edição. O projeto do livro. A escolha do Ilustrador. O contrato de edição e de Ilustração. A preparação do original. O projeto gráfico do miolo e da capa.
Onde e como obter novos projetos? As feiras internacionais.
Exercícios de edição.

Tenho interesse neste curso:

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Docente

Lenice Bueno

Cientista social formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. De 1986 a 2000 foi editora de literatura infantil da Editora Ática; de 2002 a 2016, foi gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e à Editora Moderna. Concluiu em 2017 a Pós-Graduação (lato sensu) no Instituto Superior de Educação Vera Cruz, na área de Alfabetização, com a monografia “A literatura para crianças publicada no Brasil de 1970 a 1980”. É professora no curso “História dos livros e da literatura para crianças e jovens” na pós-graduação Livros para Crianças e Jovens, no Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

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