fbpx

A edição de livros didáticos

Objetivos

Conhecer as peculiaridades do trabalho editorial com livros didáticos; conhecer os documentos oficiais que orientam as obras didáticas a serem publicadas; identificar problemas ligados ao conteúdo e à adequação textual; perceber necessidades, possibilidades e limites da intervenção do editor.

Público-alvo

Editores, editores-assistentes, preparadores, copidesques, revisores, editores de texto, estudantes, bibliotecários, autores, professores, pedagogos e demais interessados.

Conteúdo

Wilma Moura – dias 23, 24 e 26
A diferença entre editar ficção, ensaio e livro didático.
As particularidades do livro didático.
A adequação à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Os programas oficiais do livro didático.
A exigência de material digital.
O Manual do Professor.
As fases do trabalho editorial.
A intervenção editorial no texto dos autores.
O acompanhamento do original até a liberação das provas para impressão.

Didier Moraes e Marcello Araújo – dia 25
O projeto gráfico: importância e principais implicações para a edição.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Docentes

Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, desenvolveu toda sua vida profissional no trato com o texto. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para diversas editoras didáticas. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, gerente editorial, autora. Contribuiu para a formação de profissionais do livro, ministrando cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos na Universidade do Livro. Publicou, em 2017, em coautoria com Chico Moura, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.


Didier Dias de Moraes

É designer instrucional, editor de arte e autor de livros e artigos sobre história do design editorial. Formado em arquitetura pela USP, tem mestrado em educação e doutorado em design pela mesma universidade. De 1996 a 2014, como editor de arte e depois supervisor de design da Abril Educação (editoras Ática e Scipione), coordenou a elaboração e desenvolvimento de projetos gráficos para coleções didáticas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2012 e 2015, lecionou como professor convidado no curso de editoração da Escola de Comunicação e Artes da USP. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2018, na categoria Ensaios/Economia Criativa com a obra Design de capas do livro didático: a Editora Ática nos anos 1970 e 1980.


Marcello Araújo

É editor de arte e ilustrador e Mestre em comunicação visual pelo Pratt Institute. Trabalhou como editor de arte do Brooklyn Children’s Museum, um museu interativo para crianças, jovens e famílias, mantido pela Prefeitura de Nova Iorque, com apoio da iniciativa privada. Posteriormente, foi editor de arte na Editora Ática até abrir seu estúdio (A+com), em parceria com Didier Moraes, que fornece serviços de produção editorial, da etapa de concepção de projeto à de finalização de arte, para livros didáticos e paradidáticos. Seu portfólio inclui livros participantes de programas de alfabetização, projetos gráficos e edição de arte para livros recipientes de prêmios como o Jabuti de Melhor livro didático e de Melhor Ilustração, e projetos editoriais para a educação de jovens adultos e estudantes de ensino médio selecionados para o PNLD. É também autor de livros infantis, alguns deles participantes de programas como o PNBE, PINAIC e PNLD Literário.

Tamanho da fonte
Modo contraste
X