fbpx

A linguagem sedutora: curso de redação publicitária (On-line ao Vivo)

Objetivo

Partilhar com os participantes conhecimentos sobre o discurso publicitário a ser explorado na criação de materiais de divulgação em geral.

Ensinar técnicas fundamentais para a criação de textos com linguagem publicitária em peças promocionais em especial de editoras (catálogo, folheto, pôster, comunicado, internet etc.) e em espaços estratégicos de suas obras (orelha e quarta capa).

Publico Alvo

Profissionais da área editorial que desejam dominar técnicas de redação publicitária para elaboração de textos mais atraentes de divulgação de obras (livros, revistas, jornais etc.), editores, redatores, revisores, estudantes de editoração, letras, comunicação e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula é de 2 horas, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá tempo para conversas entre alunos e professor. Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas por e-mail (até dia 15 de novembro). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma virtual por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 11 de dezembro de 2021).

 

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

Aula 1
O texto publicitário clássico (dissertativo)
Aula 2
O texto publicitário emotivo (storytelling)
Aula 3
O texto publicitário híbrido (dissertativo e narrativo)
Aula 4
O texto publicitário on-line


PERGUNTAS FREQUENTES

Como o curso será ministrado?
As aulas serão ao vivo, pelo Google Meet, das 19h30 às 21h30. Os participantes deverão colocar (em todas as aulas) seu nome completo no chat para a lista de presença. Os links de cada aula estarão na plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para obter o certificado, é necessária a presença de 75% na aula ao vivo (Google Meet).

Para que serve este curso?
Esta oficina ensina técnicas para se redigir textos publicitários criativos, tantos dissertativos, com força argumentativa, quanto narrativos, com poder de seduzir por meio de histórias (storytelling), veiculados tanto no universo impresso (offline) quanto no digital (on-line).

Vai ter material didático?
Sim, serão fornecidos arquivos em PDF para cada aula. Além disso, o professor poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. E troca de e-mails para dúvidas. Mas nas aulas também será possível expor dúvidas e interagir com o professor.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Neste curso não teremos fórum de discussão. O professor optou por receber as dúvidas por e-mail a fim de valorizar demandas específicas de cada aluno.

Até quando o professor estará disponível para dúvidas?
Até dia 15 de novembro de 2021.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Docente

João Anzanello Carrascoza

É graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes (1983), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde é professor da disciplina Redação Publicitária desde 1990. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) sobre a interface publicidade e literatura. Comunicação é a sua área de investigação, com ênfase nos processos retóricos e análise do discurso da publicidade. Escritor, vem publicando coletâneas de contos e romances, além de obras para crianças e jovens, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país: Jabuti, Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Associação Paulista dos Críticos de Arte.

 

Newsletter
da Unil

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Tamanho da fonte
Modo contraste
X