fbpx

Como dar voz aos livros: produção e comercialização de audiobooks e podcasts (On-line ao Vivo)

Este curso destina-se a autores, profissionais da área editorial e produtores independentes que queiram ter seus trabalhos comercializados na forma de audiolivro. Nele, serão discutidas questões como processos de produção, qualidade de narração e de áudio, contratação de estúdios, custos, caminhos comerciais, relacionamento com as plataformas e mercado norte-americano e brasileiro.

Objetivo

Serão discutidas questões como processos de produção, qualidade de narração e de áudio, contratação de estúdios, custos, caminhos comerciais, relacionamento com as plataformas e mercado norte-americano e brasileiro. Capacitar os alunos a tomar decisões sobre a publicação de suas obras ou obras de sua editora em formato de áudio. O aluno irá se aprofundar no universo do áudio para identificar fatores que possam atrair ou afastar os ouvintes. Aprenderá a calcular custo e tempo para a produção de um audiobook, assim como as principais exigências técnicas. Também vai conhecer caminhos para a comercialização desse tipo de produto. Vai saber quem são as principais plataformas e como elas funcionam. Vai ter contato com algumas estatísticas que podem nortear a escolha das obras a serem transformadas em áudio.

Publico Alvo

Este curso destina-se a autores, profissionais da área editorial e produtores independentes que queiram ter seus trabalhos comercializados na forma de audiobook, e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula expositiva é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet (os links estarão nas respectivas aulas, dentro da plataforma). A interação com a professora será feita de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Unil por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 31 de julho de 2021).

Conteúdo

Neste curso serão abordados:


AULA 1
: Apresentação, critérios e conceitos / Pré-produção
O que é audiobook e para que/quem serve
Leitura em áudio X impressa
Como é um audiobook: diferentes tipos / produtos em áudio / duração e formato de áudio
Escolha da obra para gravação: o que vende mais / dificuldades para conversão em áudio
Cálculo do tempo de duração do áudio
Partes do livro – tratamentos diferenciados: o que excluir, o que adaptar
Trabalho prévio para narração: análise de tom, narrador, personagens e idiomas


AULA 2
: Narração
Escolha de narradores / o autor como narrador / o que é uma boa narração
Tipos de leitura
Padrões inadequados de narração
Qualidade de voz
Nuance / tom (conceitos dos 5 elementos)
Entonação e inflexão – sinais de pontuação / verbos de elocução / aspas / ênfase
Dicção
Pronúncia
Sotaque
Fluência
Pausas
Barulhos indesejados na narração: sibilância / chiado / barulhos de boca / respiração exagerada
Caracterização de personagens: gravação com um ou mais narradores


AULA 3
: Produção / Aspectos jurídicos e tributários / Caminhos comerciais
Qualidade de estúdio: isolamento / tratamento acústico / equipamentos básicos
Softwares de edição de áudio
Principais tratamentos do áudio (e defeitos a evitar): compressor / amplificador / filtros / equalizador
Processo de produção: da preparação à revisão final
Jargões
Custos
Opções de estúdios especializados
Cuidados jurídicos: direitos autorais, voz, música, efeitos, direitos de conexos
Opções de formatos e variedade de caminhos de distribuição
Podcasts como opção para editores e autores


AULA 4
: História e mercado
Desenvolvimento do audiobook no Brasil
Plataformas: diferenças nas especificações dos produtos e na forma de comercialização e remuneração
Principais plataformas brasileiras e internacionais
Distribuidoras: capilaridade da distribuição
Plataformas de streaming de música para audiobooks e podcasts
Mercado nos EUA: crescimento / venda por idade / por gênero / por tipo de produto
Mercado brasileiro: pesquisa CBL/Nielsen
Perspectivas para o audiobook no Brasil: fatores favoráveis X barreiras de entrada


PERGUNTAS FREQUENTES

Para que serve este curso?
Este curso pretende capacitar o aluno a analisar as oportunidades de entrada no mercado de audiolivros, bem como conhecer os principais caminhos para produção de audiolivros com qualidade e custos adequados.

Vai ter material didático?
Serão fornecidos o arquivo de Power Point com os slides e as amostras de áudio utilizadas nas aulas. Além disso, a professora poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos e das alunas nos fóruns de discussão.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Neste curso haverá exposição dos temas.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com a professora.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 04 de julho de 2021.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Docente

Sandra Silvério

Narradora e produtora de audiobooks desde 2006, pela empresa Livro Falante. Sempre trabalhou com edição de livros e revistas. Formada em Jornalismo (PUC-SP) com MBA em Marketing (FGV-SP). Publicação: Audiobook – audiobook: da produção à comercialização, disponível em e-book e audiobook.

Newsletter
da Unil

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Tamanho da fonte
Modo contraste
X