fbpx

Como transformar ideias em livros de sucesso: criação e desenvolvimento de projetos editoriais (On-line ao Vivo)

Se você não sabe para onde vai, é provável que erre o caminho. Essa máxima popular pode muito bem ser aplicada quando pensamos na importância de um projeto editorial para o sucesso de uma obra ou de uma editora. Quem atua no mercado de livros sabe muito bem que erros e excesso de retrabalho não condizem com a urgência e os investimentos necessários para que o negócio prospere. No contexto atual, como transformar as ideias em livros de sucesso? Um projeto editorial criativo e consistente pode ajudar você nesse caminho, e este curso vai discutir o passo a passo para que você chegue lá.

 

 

Objetivos

Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • Prospectar ideias editoriais de acordo com critérios.
  • Identificar os elementos e as justificativas a serem considerados na elaboração de um projeto editorial.
  • Projetar o cenário em que um projeto editorial e seu objeto irão se desenvolver.
  • Identificar as etapas da elaboração de um projeto editorial.
  • Avaliar o desempenho de edições a partir do projeto editorial e eventuais correções de rumo.

Publico Alvo

Profissionais ou futuros profissionais do livro, como editores, publishers, produtores, preparadores, revisores, designers e diagramadores. Estudantes da área de comunicação social, editoração, produção editorial, letras e jornalismo. Escritores interessados em autopublicação e outras questões editoriais, e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula é de 2 horas, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá tempo para conversas entre alunos e professor. Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas por e-mail (até dia 16 de outubro). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma virtual por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 12 de novembro de 2021).

 

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

  1. Conceito de edição. A natureza da edição de livros. Prospecção de ideias viáveis para o mercado editorial. O autor, o livro e o leitor em relação de parceria.
  2. A organização de uma editora e de seus projetos editoriais. Catálogo editorial: gêneros, linhas e séries/coleções. Foco editorial e construção de catálogo baseado em projetos.
  3. Elaboração e desenvolvimento de projetos editoriais, com cronograma e sua execução nos mercados trade e de didáticos.
  4. Estudos de casos. Avaliação dos resultados em função de projetos editoriais.


PERGUNTAS FREQUENTES

Como o curso será ministrado?
As aulas serão ao vivo, pelo Google Meet, das 19h30 às 21h30. Os participantes deverão colocar (em todas as aulas) seu nome completo no chat para a lista de presença. Os links de cada aula estarão na plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para obter o certificado, é necessária a presença de 75% na aula ao vivo (Google Meet).

Para que serve este curso?
Este curso foi desenhado para que o aluno (o profissional ou o futuro profissional do livro) seja, ao mesmo tempo, criativo e produtivo dentro do contexto atual de grandes mudanças. Nesta jornada, este profissional deve contar com projetos editoriais em harmonia com as exigências do mundo editorial e com as suas ideias editoriais.

Vai ter material didático?
Sim, serão fornecidos arquivos em PDF para cada aula. Além disso, o professor poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. E troca de e-mails para dúvidas. Mas nas aulas também será possível expor dúvidas e interagir com o professor.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Neste curso não teremos fórum de discussão. O docente optou por receber as dúvidas por e-mail a fim de valorizar demandas específicas de cada aluno.

Até quando o professor estará disponível para dúvidas?
Até dia 16 de outubro de 2021.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis; cartão (CIELO): em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Os links das aulas estarão nesta plataforma.

O acesso à plataforma será liberado no dia 06 de outubro de 2021, a partir das 18h. O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25.

 

 

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Docente

Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

Newsletter
da Unil

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Tamanho da fonte
Modo contraste
X