fbpx

Divulgação escolar: O desafio de destacar-se em um ambiente amplo e altamente competitivo

Objetivos

Apresentar uma visão panorâmica da atuação comercial em escolas privadas e públicas e sua evolução nos últimos anos, saindo de divulgação para vendas consultivas.
Apresentar cases de segmentação e planos de ação nas diferentes linhas do negócio editorial na Educação Básica – Didáticos, Sistemas de Ensino, Literatura e Materiais complementares.
Desenvolver conceitos que auxiliem profissionais do mercado editorial a elaborar modelos estratégicos próprios de divulgação escolar que melhor se adequem à sua realidade e porte.
Alinhar expectativas de vendas com foco do cliente no que tange às soluções impressas, digitais e do convívio das duas mídias para os próximos anos nas escolas brasileiras, públicas e privadas.

Público-alvo

Profissionais das áreas Comercial, de Marketing e de Produto. Todos profissionais da Força de Vendas externo e interno. Editores. Proprietários de editoras. Distribuidores. Empreendedores e futuros empreendedores da cadeia do livro.

Conteúdo

Serão apresentados e discutidos os seguintes temas (através de slides, gráficos e exercícios):
Análise da performance das editoras nos últimos anos – Didáticos e Sistemas de Ensino. É possível se destacar e ser alternativa no meio de tanta oferta? Como?
PNLD: Desmistificando o maior programa de compra de livros do mundo.
Sistemas de Ensino: Por que o Brasil é o único país com essa oferta e como essa solução vem transformando o cenário competitivo.
Literatura: Sendo assertivo na gestão do catálogo e no pacote de ofertas.
Vendas licitatórias: da distração à salvação do faturamento.
Produto: do material impresso à solução integrada. Quando ele é Commodity e quando as entregas complementares fazem a diferença nos resultados.
Segmentação: Desenhando um plano para otimizar o tempo e melhorar a performance de resultados da Equipe no campo.
Monitoramento do time: Como determinar metas tangíveis e acompanhar de forma efetiva antes do final da campanha.
Criatividade: Como o Marketing pode ser potencializado ao apoiar a Força de Vendas a partir da Inteligência competitiva e como direcionar esforços nas ações promocionais (Catálogos, Planos de mídia, Eventos, etc.)
Dimensionamento de uma Equipe de Vendas e metas alinhadas com o catálogo e o mercado alvo.

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Docente

Ricardo Tavares

Formado em Matemática (Renascença) com pós-graduação em Marketing (Mackenzie) e MBA em Administração (Positivo). Profissional do livro há 19 anos, atualmente é Diretor Comercial e de Marketing da Editora FTD, empresa de 113 anos e líder em vários segmentos escolares. Iniciou sua carreira como professor e depois construiu sua trajetória no segmento editorial como divulgador da Editora do Brasil em diferentes regiões do estado de São Paulo. Foi gerente de filial no Paraná e depois do estado de São Paulo. Supervisor Nacional de vendas e gerente nacional de vendas. Foi Diretor Comercial e Diretor de Marketing & Produto no Positivo em Curitiba, atuando e ampliando conhecimentos na linha de Sistemas de Ensino. Participou de todos os PNLDs e das Campanhas de Mercado Particular nas linhas de didáticos, literatura e sistemas de ensino, desde 1996 em diferentes níveis, desde a elaboração de planos estratégicos ao atendimento específico de uma carteira.

Tamanho da fonte
Modo contraste
X