No último ano, a administração e a estratégia do departamento comercial das editoras precisou dar um salto evolutivo para acompanhar as inovações tecnológicas que já vinham sendo implementadas nos departamentos editorial, administrativo e de produção. Quem já havia iniciado esse processo pôde se adaptar mais rapidamente às limitações impostas pela restrição de circulação, pelo fechamento de lojas e pela migração forçada das vendas das lojas físicas para o e-commerce, mas houve quem sofreu muito mais nessa transição. Neste curso, vamos conhecer algumas das estratégias adotadas pelas empresas que melhor lidaram com toda a mudança forçada e avaliar possíveis ameaças que ainda devem desafiar as equipes de vendas de editoras e as distribuidoras brasileiras.
Objetivos
Apresentar as principais mudanças ocorridas no mercado desde 2018, analisando as oportunidades, as ameaças e os riscos trazidos pela alteração do ponto de equilíbrio de vendas entre os canais de lojas físicas e lojas online. Propor alternativas para evitar que a crescente concentração de vendas no e-commerce desfigure o catálogo e comprometa as margens operacionais.
Publico Alvo
Diretores; gerentes e supervisores comerciais; administradores e consultores do mercado editorial; equipe de vendas, operações e logística, e demais interessados.
Docente

Gerson Ramos
Profissional do mercado editorial há 39 anos, é diretor comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido, atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, e participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil. É diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Associação Brasileira dos Distribuidores de Livros (ABDL) e faz parte do conselho fiscal do Observatório do Livro e da Leitura.
Newsletter
da Unil
Newsletter
da Unil
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: unil@unesp.br
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP