fbpx

Formação integral do profissional de edição

Objetivos

Ampliar a visão do mundo editorial e refletir sobre as grandes mudanças em curso. Identificar as características dos diversos segmentos do mercado atual e detectar novas tendências e oportunidades. Levantar e questionar as etapas de edição de um livro em face das modernas tecnologias e das novas estruturas organizacionais das editoras. Levantar e questionar as relações entre a edição impressa e a digital, sinalizando as perspectivas futuras para as duas formas. Desenvolver as competências e as habilidades adequadas para os novos cenários do setor.

Blocos temáticos
O PUBLISHER DO SÉCULO 21: Responsabilidades e funções ligadas ao publisher e aos gestores da constituição de um catálogo editorial. São atividades de construção do foco editorial, de criação de linhas e selos editoriais, com reflexões sobre os caminhos do livro no passado, no presente e no futuro.
CRIAÇÃO E GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial, como prospecção e decisão editorial, análise de contratos, gestão de conteúdos editoriais, revisão, preparação, tradução e edição, gestão dos procedimentos de produção, avaliação dos resultados.
GESTÃO DE ARTE E PRODUÇÃO: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial e gráfico, como a identidade visual de uma editora, a importância e os elementos de um projeto gráfico, design de capa e miolo, gestão de edição de arte.
QUESTÕES DO LIVRO DIGITAL: Responsabilidades e funções ligadas à edição digital, como a natureza e os conceitos do livro digital, análise e discussão das experiências, estudos de casos, as tendências e as perspectivas da edição digital.
CASES: Estudos de casos e experiências. Mesas-redondas com debates a partir de depoimentos de autores consagrados e de profissionais de edição.

Público-alvo

Revisores, preparadores, tradutores, editores, designers, diagramadores, ilustradores, jornalistas, bibliotecários, livreiros, administradores editoriais, empreendedores, estudantes interessados em atuar na área de livros e todos os demais profissionais de edição.

Conteúdo

Boas-vindas, apresentação geral e palestra “Momentos e movimentos do mercado editorial brasileiro”
O papel do editorial no sucesso do livro como negócio
Best-seller: ficção e não ficção
A construção do projeto editorial
O livro didático: questões para reflexão
Livro digital: histórico, status atual, cases e perspectivas no Brasil
Gestão de produção editorial
Gestão de revisão e preparação de textos
A gramática nos textos editoriais
A identidade editorial e a construção de um catálogo
Edição de traduções: cuidados especiais
Design e projeto gráfico do livro
Cases – Design / Arte / Produção
O autor, o editor e o agente literário
Retratos do “Retratos da Leitura no Brasil”
O livro infantojuvenil no Brasil
Ilustração e edição de arte
Design e produção gráfica do livro
Pesquisa iconográfica e licenciamento de direitos
Comunicação integrada – produtos editoriais
Contratos e licenciamentos
Cases – Sextante
Cases de autores (Ignácio de Loyola Brandão e Ruth Rocha)
Tópicos em edição universitária; Gestão editorial em CTP
Encerramento do curso

Tenho interesse neste curso:

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Tamanho da fonte
Modo contraste
X