fbpx

Imersão em ghostwriting: teoria e prática

Objetivos

Capacitar profissionais de texto para o trabalho do ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral. Estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras. Identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos. Criação de propostas e avaliação de contrato. Explorar as possibilidades para escrever tanto para pessoas quanto instituições, grupos e projetos. Ao final do curso, cumprindo as tarefas, os alunos terão um pequeno portfólio para adicionar à carreira ou iniciá-la.

Público-alvo

Escritores, jornalistas, editores, preparadores de texto, estudantes de Jornalismo e de Letras, tradutores, revisores, coordenadores editoriais e demais interessados.

Metodologia

Aulas expositivas, leitura de textos e uma produção de introdução de livro para exercício de teste, um perfil e um exercício em dupla para formação de portfólio ao final das quatro aulas.

Tenho interesse neste curso:

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Conteúdo
Soft skills e hard skills do ghostwriter
Panorama do mercado de ghostwriting
Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis
Voz e sujeito narrativo - como entender a lógica do autor ou biografado
Como conduzir a entrevista
Lapidando o conteúdo do autor
Pesquisa e checagem de fontes
Criando, adaptando e encontrando cases.
Formatos mais fortes: Como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos: Biografia e perfil Autoajuda Negócios Conteúdo institucional Entretenimento Livro-reportagem Depoimento e memória
Como estruturar um texto de não ficção
Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor
O que fazer quando o autor não tem material suficiente
Administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter
Como montar uma proposta e pontos de atenção no contrato de ghostwriting
Os erros mais comuns do texto
Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter

Referências bibliográficas:

O tempo vivo da memória, Ecléa Bosi
O pacto autobiográfico – de Rousseau à internet
Como se encontrar na escrita, Ana Holanda
Escrita total, Edvaldo Pereira Lima
Argonautas, Maggie Nelson
Thinking like your editor, Susan Rabiner
On writing, Stephen King
As entrevistas da Paris Review n. 1 e 2.

Docente

Marilila Chaves
Marília Chaves

Editora, ghostwriter e roteirista com 15 anos de mercado, passou por editoras como Leya, Planeta, Alameda, DPJ e Gente. É graduada em Editoração pela ECA-USP e pós-graduada em Publishing pela NYU. Tem mais de 20 livros publicados como ghostwriter e editou best-sellers como Roberto Shinyashiki, Paulo Vieira, Thais Godinho, Jane Hawking e Geronimo Theml, entre outros. Também já escreveu conteúdo para marcas como Instituto Avon, Kimberly Clark, Unilever e DASA. Atualmente é assistente de roteiro do sitcom Bugados (Gloob) e Roteirista Residente do Cozinha Prática com Rita Lobo (GNT).

Newsletter
da Unil

    Newsletter
    da Unil

      X