Skip to main content

Língua e literatura: um encontro de pontos de vista

Objetivos

Profa. Marisa Lajolo
Familiarizar os alunos 1) com conceitos básicos de literatura 2) com a operacionalidade de tais conceitos no trabalho com originais e na orientação de profissionais da cadeia do livro.

Profa. Maria Helena de Moura Neves
Refletir sobre as concepções de linguagem, de língua e de gramática com que operaram representantes históricos da nossa criação literária.
Professores, estudantes, profissionais da linguagem em geral, interessados na linguagem, na língua e na literatura em geral.

Público-alvo

Professores, estudantes, profissionais da linguagem em geral, interessados na linguagem, na língua e na literatura em geral.

Conteúdo

Profa. Marisa Lajolo – “A leitura no espelho”
A partir do “caso” Machado de Assis, discussão 1) da instabilidade dos critérios que “definem” e “avaliam” a literatura brasileira ao longo de sua história, particularmente na contemporaneidade 2) das noções de “literariedade” e de “circulação” na constituição de um sistema literário e como tal sistema se manifesta na contemporaneidade.
Leituras sugeridas
Abreu, Márcia: A cultura letrada (Ed. Unesp)
Dicker, J.: A verdade sobre o caso Harry Quebert (trad. André Telles/Intrínseca)

Profa. Maria Helena de Moura Neves – “A vivência linguística e a norma linguística no espelho de autores da literatura brasileira”
O estudo lembra a possibilidade de uma discussão que, mediante exame de manifestações em textos literários de representativos escritores, percorra o viés da vivência linguística e da norma linguística, avaliando as tensões e as complicações desse confronto. Por aí se vai às concepções de língua, de linguagem e de gramática que os seus privilegiados manejadores nos entregam e que merecem nossa reflexão.

Tenho interesse neste curso:

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Docente

maria helena de moura neves 01
Maria Helena de Moura Neves

Professora emérita da Unesp. Doutora em Letras Clássicas- USP (Grego) e Livre-Docente – Unesp (Linguística e Língua Portuguesa). Atua na Pós-Graduação – Letras – UPMackenzie e Unesp. Produziu mais de 200 obras autorais (livros, artigos e capítulos). Destacam-se: Gramática na escola, 1990; A gramática funcional, 1997; Gramática de usos do português, 2000; A Gramática: história, teoria e análise, ensino, 2002; Guia de uso do português, 2003; Que gramática estudar na escola? 2003; A vertente grega da gramática tradicional, 2005; Texto e gramática, 2006; Ensino de língua e vivência de linguagem, 2010; A gramática passada a limpo, 2012; A gramática do português revelada em textos, 2018; Gramáticas contemporâneas do português (em colab.), 2014. Dicionários em equipe: Dicionário gramatical de verbos (Ed. Unesp, 1989); Dicionário de usos do português do Brasil (Ática, 2002); Dicionário UNESP do Português Contemporâneo (Ed. Unesp, 2004); e Grande Dicionário do Português escrito no Brasil (Ed. Unesp, no prelo). Coordenou (em colaboração) o Dicionário grego-português, 5 vol., 2006-2010 (Ed. Ateliê). Coordenou a equipe de Sintaxe II da Gramática do Português Culto Falado no Brasil. Organizou mais de uma dezena de livros. Membro do Conselho Editorial de 14 revistas especializadas; Consultora de seis Fundações de Apoio à Pesquisa.
A Editora Unesp, responsável pela publicação no Brasil da maior parte dos escritos da linguista Maria Helena de Moura Neves, lamenta profundamente sua morte ocorrida em 17 de dezembro de 2022, aos 91 anos.


marisa lajolo 01
Marisa Lajolo

É professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, autora de Literatura: ontem, hoje, amanhã, Monteiro Lobato: um brasileiro sob medidaO poeta do exílio (Melhor Obra de Literatura Infantojuvenil de 2011, pela Academia Brasileira de Letras), organizadora de Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil (com João Luís Ceccantini) e Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta. Eleita para a Academia Paulista de Educação em 2015.

X