Skip to main content

O impacto da revolução digital no mercado editorial (On-line ao Vivo/INTERNACIONAL)

O impacto da revolução digital no mercado editorial (On-line ao Vivo/INTERNACIONAL)

Este curso (com 4 encontros on-line ao vivo) examina o impacto da revolução digital no mercado de livros, com referência especial ao mundo das publicações comerciais anglo-americanas.  Começo desenvolvendo uma abordagem histórico-social do setor editorial, mostrando como e por que o mercado livreiro pode ser analisado como uma pluralidade de “segmentos” que são estruturados de determinadas maneiras.  Em seguida, examino a lógica das publicações comerciais anglo-americanas e mostro as mudanças ocorridas desde a década de 1960.  Com esse pano de fundo, analiso o impacto da revolução digital sobre o setor editorial, destacando os temores de uma ruptura radical, que foram generalizados durante a primeira década dos anos 2000. Em seguida, examino em detalhes a experimentação de novos formatos de livro possibilitadas pela digitalização, incluindo o surgimento do e-book, a criação de livros como aplicativos e o surgimento do audiolivro em formato digital. Passo então a me concentrar nos novos caminhos possibilitados pela revolução digital, incluindo a explosão da autopublicação, formas experimentais de crowdfunding e a proliferação de sites on-line e plataformas de mídia social para contar histórias. Por fim, abordo a transformação do setor de varejo provocada pela revolução digital.  O ponto crucial é o surgimento da Amazon e seu crescente domínio no mundo das publicações anglo-americanas, mas também examino as novas formas de visibilidade e descoberta, que se tornam cada vez mais importantes na era digital, bem como a redescoberta da importância dos leitores.  Concluo com algumas reflexões mais amplas sobre o futuro do mercado livreiro em uma era digital.

John B. Thompson

Objetivos

Explorar a história e a dinâmica do mercado livreiro; discutir as transformações causadas pelo avanço tecnológico.

Público-alvo

Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; preparadores; revisores; estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento; empreendedores e futuros empreendedores; bibliotecários; profissionais e futuros profissionais de editoras.

Tenho interesse neste curso:

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Docente

john b thompson portrait
John B. Thompson

Professor emérito de Sociologia da Universidade de Cambridge e Emeritus Fellow do Jesus College, Cambridge. Dele, a Editora Unesp publicou Mercadores de cultura: O mercado editorial no século XXI (2013) e As guerras do livro: A Revolução digital no mundo editorial (2021).

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X