Muitas pessoas sonham em trabalhar com livros e não sabem por onde começar. Ou desejam mudar de área e gostariam de uma visão panorâmica do mercado editorial, de indicadores das melhores oportunidades. Repleto de informações práticas, este curso explica quais atividades podem se converter em carreiras dentro de editoras, quais conhecimentos são necessários, como começar, de que forma aumentar suas chances de ganhar melhor.
PROGRAMA
Quem contrata (O mercado tradicional: editoras de livros; o mercado paralelo: prestadores de serviço; o novo mercado: autores independentes).
De que forma o mercado contrata (Empregados; freelancers regulares; freelancers esporádicos; empresas prestadoras de serviço).
O trabalho dentro das editoras (Editores; assistentes; produtores editoriais; marqueteiros; produtores gráficos).
Os freelancers mais requisitados (Tradutores; preparadores; revisores; diagramadores; capistas; ilustradores).
Os freelancers mais bem pagos (Autores; ghostwriters; editores redatores).
Oportunidades no cenário atual (Agenciamento; marketing digital para editoras; vendas para editoras; edição de texto, preparação e revisão para autores; produção editorial para autores).
Como se apresentar para as editoras.
Como se apresentar para os autores.
Objetivo
Oferecer um panorama do mercado das editoras e dos autores independentes, das oportunidades profissionais e das formas de entrar nele vindo de outros setores profissionais ou como primeira experiência de trabalho.
Publico Alvo
Recém-formados em Letras, Comunicações, Produção Editorial e áreas afins que desejem trabalhar em editoras. Profissionais já atuantes em outros setores que gostariam de migrar para o mercado editorial. Leitores compulsivos, escritores, designers que buscam um ganho extra como freelancers e demais interessados.
Docente

Laura Bacellar
Trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora-chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e teve sua própria editora, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Lançou Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, em 2001, escreveu variados livros como ghostwriter, traduziu e adaptou obras infantis e juvenis, foi coautora de cinco títulos. Dá cursos regularmente para autores e editores e mantém o site www.escrevaseulivro.com.br e o canal no YouTube Escreva seu Livro.
Newsletter
da Unil
Newsletter
da Unil
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: unil@unesp.br
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP