O trabalho do ghostwriter vai além da boa escrita, ele precisa de uma boa bagagem de referências sobre diferentes estilos narrativos, habilidades de entrevistador e pesquisador, organização e produtividade, domínio de diferentes estruturas de texto, assim como capacidade de administrar as condições de cessão de direitos autorais. Neste curso, passaremos pela teoria e pelas referências necessárias para se iniciar na profissão, estudos de caso e aplicação durante as aulas. Ao longo do curso os alunos produzirão três textos para formar um pequeno portfólio.
PROGRAMA
- Soft skills e hard skills do ghostwriter
- Panorama do mercado de ghostwriting
- Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis
- A voz: como entender a lógica do autor ou biografado e reproduzir seu estilo
- Como conduzir a entrevista
- Como lapidar o conteúdo do autor
- Pesquisa e checagem de fontes
- Como criar, adaptar e encontrar cases.
- Formatos mais fortes: como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos:
- Biografia e perfil
- Autoajuda
- Negócios
- Conteúdo institucional
- Entretenimento
- Livro-reportagem
- Depoimento e memória
- Como estruturar um texto de não ficção
- Como estruturar uma biografia
- Como estruturar um manual de voz para marcas/instituições
- Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor
- O que fazer quando o autor não tem material suficiente
- Como administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter
- Como montar uma proposta e pontos de atenção do contrato de ghostwriting
- Os erros mais comuns do texto
- Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter
Objetivo
Capacitar profissionais de texto para o trabalho de ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral. Estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras. Identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos. Exercitar a estruturação de conteúdo e a criação de manual de voz para marcas e empresas. Criar propostas e avaliar contratos. Explorar as possibilidades de escrever tanto para pessoas quanto para instituições, grupos e projetos. Ao final do curso, cumprindo as tarefas, os alunos terão um pequeno portfólio para adicionar à carreira ou iniciá-la.
Publico Alvo
Escritores, jornalistas, editores, preparadores de texto, estudantes de Jornalismo e de Letras, tradutores, revisores, coordenadores editoriais e demais interessados.
Docente

Marília Chaves
Editora, ghostwriter e roteirista com 15 anos de mercado, passou por editoras como Leya, Planeta, Alameda, DPJ e Gente. É graduada em Editoração pela ECA-USP e pós-graduada em Publishing pela NYU. Tem mais de 20 livros publicados como ghostwriter e editou best-sellers como Roberto Shinyashiki, Paulo Vieira, Thais Godinho, Jane Hawking e Geronimo Theml, entre outros. Também já escreveu conteúdo para marcas como Instituto Avon, Kimberly Clark, Unilever e DASA. Atualmente é assistente de roteiro do sitcom Bugados (Gloob) e Roteirista Residente do Cozinha Prática com Rita Lobo (GNT).
Newsletter
da Unil
Newsletter
da Unil
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: unil@unesp.br
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP