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O trabalho do ghostwriter: tudo o que você precisa saber sobre teoria, prática e mercado (On-line ao Vivo)

O trabalho do ghostwriter vai além da boa escrita, ele precisa de uma boa bagagem de referências sobre diferentes estilos narrativos, habilidades de entrevistador e pesquisador, organização e produtividade, domínio de diferentes estruturas de texto, assim como capacidade de administrar as condições de cessão de direitos autorais. Neste curso, passaremos pela teoria e pelas referências necessárias para se iniciar na profissão, estudos de caso e aplicação durante as aulas. Ao longo do curso os alunos produzirão três textos para formar um pequeno portfólio.

PROGRAMA

  • Soft skills e hard skills do ghostwriter
  • Panorama do mercado de ghostwriting
  • Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis
  • A voz: como entender a lógica do autor ou biografado e reproduzir seu estilo
  • Como conduzir a entrevista
  • Como lapidar o conteúdo do autor
  • Pesquisa e checagem de fontes
  • Como criar, adaptar e encontrar cases.
  • Formatos mais fortes: como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos:
    • Biografia e perfil
    • Autoajuda
    • Negócios
    • Conteúdo institucional
    • Entretenimento
    • Livro-reportagem
    • Depoimento e memória
  • Como estruturar um texto de não ficção
  • Como estruturar uma biografia
  • Como estruturar um manual de voz para marcas/instituições
  • Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor
  • O que fazer quando o autor não tem material suficiente
  • Como administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter
  • Como montar uma proposta e pontos de atenção do contrato de ghostwriting
  • Os erros mais comuns do texto
  • Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter

Tenho interesse neste curso:

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Objetivo

Capacitar profissionais de texto para o trabalho de ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral. Estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras. Identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos. Exercitar a estruturação de conteúdo e a criação de manual de voz para marcas e empresas. Criar propostas e avaliar contratos. Explorar as possibilidades de escrever tanto para pessoas quanto para instituições, grupos e projetos. Ao final do curso, cumprindo as tarefas, os alunos terão um pequeno portfólio para adicionar à carreira ou iniciá-la.

Publico Alvo

Escritores, jornalistas, editores, preparadores de texto, estudantes de Jornalismo e de Letras, tradutores, revisores, coordenadores editoriais e demais interessados.

Docente

Marilila Chaves
Marília Chaves

Editora, ghostwriter e roteirista com 15 anos de mercado, passou por editoras como Leya, Planeta, Alameda, DPJ e Gente. É graduada em Editoração pela ECA-USP e pós-graduada em Publishing pela NYU. Tem mais de 20 livros publicados como ghostwriter e editou best-sellers como Roberto Shinyashiki, Paulo Vieira, Thais Godinho, Jane Hawking e Geronimo Theml, entre outros. Também já escreveu conteúdo para marcas como Instituto Avon, Kimberly Clark, Unilever e DASA. Atualmente é assistente de roteiro do sitcom Bugados (Gloob) e Roteirista Residente do Cozinha Prática com Rita Lobo (GNT).

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