A edição de livros didáticos vem se complexificando a cada ano em função do número sempre crescente de especificidades e exigências a serem atendidas, tanto em programas governamentais quanto em materiais direcionados às escolas privadas e às ligadas a sistemas de ensino. Entender todo o processo, as diversas fases do trabalho editorial, os tipos de profissionais envolvidos, o peso da responsabilidade que recai sobre os responsáveis por cada etapa, a importância crucial do atendimento aos ditames dos documentos oficiais, entre outros aspectos, é parte da formação de todos os que se propõem a atuar nesse segmento editorial.
Aulas interativas sobre as particularidades do trabalho e as diversas etapas do longo processo de edição de livros didáticos, incluindo aspectos relacionados ao projeto gráfico.
Objetivos
Entender as peculiaridades do trabalho editorial com livros didáticos; conhecer os documentos oficiais que orientam as obras didáticas a serem publicadas; identificar problemas relacionados à estrutura dos textos, à linguagem utilizada pelos autores e ao próprio conteúdo apresentado, tendo em vista a adequação dos originais ao público a que se destinam; perceber necessidades, possibilidades e limites da intervenção do editor.
Público-alvo
Editores, editores-assistentes, preparadores, revisores, editores de texto, estudantes, bibliotecários, autores, professores, pedagogos e demais interessados.
Metodologia
A duração de cada aula é de 2 horas, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá tempo para conversas entre alunos e professora. Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas na plataforma (até dia 03 de dezembro de 2023). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma virtual por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 30 de dezembro de 2023).
Inscrições até 28/11/23- 15h | |
De R$329,00 por R$279,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$93,00), à vista no boleto para pagamento até 21/11/23 ou Pix até dia 28/11/23. | |
Carga horária: 8h | |
28 de novembro a 01 de dezembro de 2023 - das 19h30 às 21h30 |
|
On-line ao Vivo |
Conteúdo
Neste curso serão abordados:
- Funções e condicionantes específicas do livro didático.
- Cronologia dos livros para governo no Brasil.
- Breve caracterização de livros voltados para escolas privadas, sistemas de ensino e escolas públicas.
- A BNCC (Base Nacional Comum Curricular): o que é, como está organizada, a quem diz respeito e os campos de atuação que abrange.
- Os programas oficiais do livro didático.
- A exigência de material digital.
- O projeto gráfico: importância e principais implicações para a edição.
- O Manual do Professor.
- As fases do trabalho editorial.
- O planejamento.
- A intervenção editorial: estrutural, conceitual e pontual.
- Os problemas mais comuns.
- A orientação para o departamento de arte.
- As autorizações para uso de materiais de terceiros (imagens e textos).
- A preparação dos originais e a revisão de provas.
- A liberação das provas para impressão.
PERGUNTAS FREQUENTES
Para que serve este curso?
Entender as peculiaridades do trabalho editorial com livros didáticos; conhecer os documentos oficiais que orientam as obras didáticas e serem publicadas; identificar problemas relacionados à estrutura dos textos, à linguagem utilizada pelos autores e ao próprio conteúdo apresentado, tendo em vista a adequação dos originais ao público a que se destinam; perceber necessidades, possibilidades e limites da intervenção do editor.
Vai ter material didático?
Sim, será fornecida uma apostila para cada aula. Além disso, a professora poderá liberar material extra, de acordo com a demanda das alunas e dos alunos nos fóruns de discussão e durante as aulas.
Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos.
Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com a professora.
Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 03 de dezembro de 2023.
Observações
Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.
O acesso à plataforma será liberado no dia 28 de novembro de 2023, a partir das 18h.
O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25 (links das aulas na plataforma).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:
Cadastro
No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).
Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
A partir do dia 27 de novembro, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).
Lembramos que:
- a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
- em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
- não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
- Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.
Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.
Avaliação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.
Certificados
CERTIFICADOS
O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.
IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 30 de dezembro de 2023. No Fórum de dúvidas até dia 03 de dezembro de 2023.
Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
Docente

Wilma Moura
Licenciada em Filosofia e Pedagogia, desenvolveu toda sua vida profissional no trato com o texto. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para diversas editoras didáticas. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, gerente editorial, autora. Tem contribuído para a formação de profissionais do livro, ministrando cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos na Universidade do Livro. Como autora, em parceria com Chico Moura, publicou, em 2017, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.
Newsletter
da Universidade do Livro
Newsletter
da Universidade do Livro
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: unil@unesp.br
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP