Esta oficina ensina técnicas para se redigir textos publicitários criativos, tantos dissertativos, com força argumentativa, quanto narrativos, com poder de seduzir por meio de histórias (storytelling), veiculados tanto no universo impresso (offline) quanto no digital (on-line).
Objetivos
Partilhar com os participantes conhecimentos sobre o discurso publicitário a ser explorado na criação de materiais de divulgação em geral.
Ensinar técnicas fundamentais para a criação de textos com linguagem publicitária em peças promocionais em especial de editoras (catálogo, folheto, pôster, comunicado, internet etc.) e em espaços estratégicos de suas obras (orelha e quarta capa).
Público-alvo
Profissionais da área editorial que desejam dominar técnicas de redação publicitária para elaboração de textos mais atraentes de divulgação de obras (livros, revistas, jornais etc.), editores, redatores, revisores, estudantes de editoração, letras, comunicação e demais interessados.
Metodologia
A duração de cada aula é de 2 horas, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá tempo para conversas entre alunos e professor. Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas por e-mail (até dia 15 de dezembro de 2023). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma virtual por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 11 de janeiro de 2024).
Conteúdo
Neste curso serão abordados:
O texto publicitário clássico (dissertativo)
O texto publicitário emotivo (storytelling)
O texto publicitário híbrido (dissertativo e narrativo)
O texto publicitário on-line
PERGUNTAS FREQUENTES
Como o curso será ministrado?
As aulas serão ao vivo, pelo Google Meet, das 19h às 22h. Os participantes deverão colocar (em todas as aulas) seu nome completo no chat para a lista de presença. Os links de cada aula estarão na plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para obter o certificado, é necessária a presença de 75% na aula ao vivo (Google Meet).
Para que serve este curso?
Esta oficina ensina técnicas para se redigir textos publicitários criativos, tantos dissertativos, com força argumentativa, quanto narrativos, com poder de seduzir por meio de histórias (storytelling), veiculados tanto no universo impresso (offline) quanto no digital (on-line).
Vai ter material didático?
Sim, serão fornecidos arquivos em PDF para cada aula. Além disso, o professor poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos.
Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. E troca de e-mails para dúvidas. Mas nas aulas também será possível expor dúvidas e interagir com o professor.
Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Neste curso não teremos fórum de discussão. O professor optou por receber as dúvidas por e-mail a fim de valorizar demandas específicas de cada aluno.
Até quando o professor estará disponível para dúvidas?
Até dia 15 de dezembro de 2023.
Observações
Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado no dia 11 de dezembro, a partir das 18h.
O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 18h55 (links das aulas na plataforma).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:
Cadastro
No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).
Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema
A partir do dia 10 de dezembro, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.
Lembramos que:
- a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
- em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
- não aceitaremos desistências a partir da AULA 1;
- para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.
Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.
Avaliação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.
Certificados
CERTIFICADOS
O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.
IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 11 de janeiro de 2024. Para dúvidas (via e-mail do palestrante) até dia 15 de dezembro de 2023.
Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
Docente

João Anzanello Carrascoza
É graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes (1983), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde é professor da disciplina Redação Publicitária desde 1990. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) sobre a interface publicidade e literatura. Comunicação é a sua área de investigação, com ênfase nos processos retóricos e análise do discurso da publicidade. Escritor, vem publicando coletâneas de contos e romances, além de obras para crianças e jovens, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país: Jabuti, Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Newsletter
da Universidade do Livro
Newsletter
da Universidade do Livro
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: unil@unesp.br
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP