Adaptação literária: teoria, prática e mercado (On-line ao Vivo)

Apresentar às alunas e aos alunos o trabalho prático de adaptação literária. Conhecer as diferenças ao adaptar obras nacionais e estrangeiras. Estudar casos de sucesso e conferir de que forma a adaptação está inserida no mercado editorial.

Recém-formados em letras, jornalismo, editoração e tradução; escritores, tradutores, jornalistas, profissionais interessados na adaptação literária, e demais interessados.

A duração de cada aula expositiva é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet (os links estarão nas respectivas aulas, dentro da plataforma). A interação com a professora será feita de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Unil por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 20 de agosto de 2021).

20 a 22 de julho de 2021 - das 19h30 às 21h30
Inscrições até 20/07/2021 - 15h
R$207,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$69,00), ou à vista no boleto para pagamento até 14/07/2021.
20 a 22 de julho de 2021 - das 19h30 às 21h30

Aula 1
Adaptação e edição concisa de clássico estrangeiro

Aula 2
Reconto, edição e estilo

Aula 3
Adaptação e edição concisa de clássico nacional e mercado

Este curso foi desenhado para apresentar a profissão e as habilidades de adaptador de livros assim como para prover os alunos das principais ferramentas para habilitá-los a esse trabalho: conhecimento técnico, de conteúdo e de forma; mercado de trabalho; bibliografia de apoio.

Sim, será fornecida uma apostila. Além disso, a professora poderá liberar material extra, de acordo com a demanda das alunas e dos alunos nos fóruns de discussão.

Não. Neste curso haverá exposição e análise de casos.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com a professora.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 24 de julho de 2021.

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis; cartão (CIELO): em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 20 de julho de 2021, a partir das 18h.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

A partir do dia 19 de julho, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para [email protected], ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO, terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 20 de agosto de 2021. No Fórum de dúvidas até dia 24 de julho de 2021.

Silvana Salerno

Entrou no mercado editorial quando cursava o segundo ano de Jornalismo da ECA/USP, em 1971. Trabalhou na Editora Abril e no Círculo do Livro como revisora, preparadora e tradutora, e em jornais e revistas como redatora e editora. Em 1992 fundou o Estúdio Sabiá, dedicado à edição completa do livro. No ano 2000 iniciou sua carreira de adaptadora e autora na Companhia das Letras. Tem cerca de 30 livros publicados, sendo 19 deles adaptações. Foi finalista do Jabuti com a adaptação de “Os miseráveis”, recebeu o prêmio O Melhor Reconto da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por “Viagem pelo Brasil em 52 histórias”, o Altamente Recomendável da FNLIJ por “Qual é o seu Norte?”, “O burro carreagdo de sal” e pela tradução/adaptação de “Ilusões perdidas”, o Acervo FNLIJ pelas adaptações de “Germinal” e “Guerra e paz e o Cátedra 10 da Unesco pelas adaptações de “Reinações de Narizinho” e “Viagem ao céu” em 2021.