Neste curso, o aluno conhecerá os caminhos para desenvolver projetos de audiolivros, podcasts e outros produtos editoriais falados. Irá adquirir conhecimentos técnicos para poder se aprimorar na área de narração e revisão dos textos gravados. Terá ainda uma visão do mercado, de forma a poder buscar uma colocação profissional e poder comercializar seus trabalhos.
Objetivos
O curso pretende ajudar na capacitação do aluno para desenvolver projetos próprios na área de produtos editoriais falados com a melhor qualidade possível. Também permitirá o aprimoramento técnico de profissionais que queiram trabalhar como narradores e revisores nessa área. Dará ainda uma visão do mercado, permitindo que os profissionais visualizem novas colocações e possibilidades de comercialização dos seus projetos.
Público-alvo
Profissionais da área editorial, autores de ficção e não-ficção, jornalistas, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, atores, dubladores, profissionais de voz em geral, empreendedores e demais interessados no trabalho de dar voz aos textos para desenvolver bons projetos editoriais em áudio.
Metodologia
O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).
Conteúdo
Aula 0 – Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Aula 1 – Público-alvo para audiolivros e produtos em áudio
Aula 2 – Música, efeitos sonoros e principais características dos produtos falados
Aula 3 – Concepção de projetos e pré-produção
Aula 4 – Voz e tipos e tons de leitura: o caminho para a boa narração
Aula 5 – Pontuação e outros aspectos importantes para a boa narração
CHAT – das 20h às 21h (dia e horário serão informados no decorrer do curso)
Aula 6 – Caracterização de personagens
Aula 7 – Acústica e equipamentos de áudio
Aula 8 – Principais tratamentos do áudio, processo de produção e cuidados jurídicos
Aula 9 – Panorama dos produtos sonoros
Aula 10 – Caminhos comerciais e estratégias de marketing
Aula 11 – Plataformas atuais, tendências do mercado e história
CHAT – das 20h às 21h (dia e horário serão informados no decorrer do curso)
Observações
ATENÇÃO! PERÍODO DE RECESSO: 23 de dezembro a 01 de janeiro de 2024.
Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição. O acesso à plataforma será liberado entre os dias 06 e 07 de dezembro de 2023.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:
Cadastro
No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).
Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.
Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.
A partir do dia 06 de dezembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.
Lembramos que:
- a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
- em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
- não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
- para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.
Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.
Disponibilização da aulas
Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.
A partir de 07 de dezembro, a cada 5a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (29 de fevereiro de 2024).
Entrega das atividades
Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 10 de março de 2024.
Avaliação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:
- realizar as atividades sugeridas;
- realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
- obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).
Certificados
CERTIFICADOS
O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.
IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.
Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
Docente

Sandra Silvério
Formada em jornalismo (PUC-SP) com MBA em marketing (FGV-SP), trabalha no mercado editorial desde 1989. Atuou como revisora, tradutora e copydesk e, em 2006, passou a trabalhar com audiolivros, criando sua própria empresa, a Livro Falante. Desde então produz, dirige, narra, desenvolve trilhas e comercializa seus próprios produtos sonoros. É também autora de conteúdos de treinamento nessa área, incluindo o livro e audiolivro Audiobook, audiolivro: da produção à comercialização.
Newsletter
da Universidade do Livro
Newsletter
da Universidade do Livro
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: unil@unesp.br
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP