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Como criar e manter uma audiência: gestão de redes sociais para editoras e autores (On-line ao Vivo)

O marketing digital vem ganhando força dentro do marketing, processo que se acelerou com a pandemia, quando o comércio eletrônico cresceu muito e boa parte do investimento das empresas foi gerado para fortalecer as vendas nesses canais. No tabuleiro do marketing digital, as redes sociais são de fundamental importância, principalmente para negócios como editoras. As redes deram às editoras e aos autores a possibilidade de, a custo relativamente baixo, criar uma audiência e montar uma efetiva e poderosa plataforma de divulgação para os livros. Este curso foi criado para possibilitar a reflexão de editoras e autores. Como atuar nas redes? Com que linha editorial? Qual o tom? Quais as melhores práticas de editoras e empresas que atuam bem nessas redes? O curso traz ainda uma análise sobre as redes de editoras brasileiras e estrangeiras de diferentes tipos e o que se pode aprender com elas para se destacar na paisagem.

PROGRAMA

  • O que é marketing digital
  • O conceito de geração de audiência em redes sociais
  • As principais redes sociais e suas características
  • O que são métricas
  • Conceito de orgânico e pago
  • Linha editorial das redes sociais
  • Encontrando a voz para as suas redes
  • Criação de conteúdo
  • Certo e errado. O que fazer e o que não fazer nas redes
  • Trade marketing digital para redes sociais
  • Planejamento da programação das redes
  • Análise de redes sociais de editoras e empresas de comunicação

Objetivos

Proporcionar aos profissionais do meio editorial e aos autores uma visão da importância das redes sociais, das diferenças entre elas e suas vantagens e desvantagens, do posicionamento que a editora ou o autor deve ter nas redes, na linha editorial da editora ou do autor nas redes, das melhores práticas e de como montar uma programação em redes sociais.

Público-alvo

Profissionais de editoras, profissionais de comunicação, autores, estudantes de todas as áreas e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula expositiva é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet (os links estarão nas respectivas aulas, dentro da plataforma). A interação com o professor será feita de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Unil por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 23 de outubro de 2021).

 

21 a 24 de setembro de 2021 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo
Inscrições até 21/09/2021 - 15h
R$246,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$82,00).
Carga horária: 8h
21 a 24 de setembro de 2021 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

Aula 1
Evolução da mídia da TV até o marketing digital. Redes Sociais e suas características.

Aula 2
Definição de linha editorial para as suas redes. Tom de voz e estilo. Análise de perfis.

Aula 3
Criação de conteúdo, melhores práticas e trade marketing digital.

Aula 4
Planejamento de campanhas e de redes sociais. Passo a passo.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Como o curso será ministrado?
As aulas serão ao vivo, pelo Google Meet, das 19h30 às 21h30. Os participantes deverão colocar (em todas as aulas) seu nome completo no chat para a lista de presença. Os links de cada aula estarão na plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para obter o certificado, é necessária a presença de 75% na aula ao vivo (Google Meet).

Para que serve este curso?
Este curso tem como objetivo apresentar a profissionais da área editorial e a estudantes como as redes sociais podem ser um poderoso instrumento para aumentar a visibilidade e a venda dos livros, assim como para construir uma comunidade em torno de uma editora. O curso vai apresentar formas de gerir estrategicamente as redes sociais e ajudar o aluno a responder a perguntas como: em que redes sociais eu deveria atuar? Qual a linha editorial das minhas redes? Qual o tom para falar com os nossos seguidores? Que métricas devo acompanhar? Como aumentar o alcance das minhas redes? Como vender mais usando redes sociais? Quais são as melhores práticas em rede sociais para livros? Também haverá estudos de casos de editoras brasileiras.

Vai ter material didático?
Será disponibilizada a apresentação do curso, além de materiais e links complementares e uma bibliografia sobre o tema.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não, mas será oferecido no final do curso um passo a passo para o planejamento das redes.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com o professor.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 26 de setembro de 2021.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis; cartão (CIELO): em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 21 de setembro de 2021, a partir das 18h.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

A partir do dia 20 de setembro, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: [email protected]

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para [email protected], ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO, terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 23 de outubro de 2021. No Fórum de dúvidas até dia 26 de setembro de 2021.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Docente

Bruno Zolotar

Profissional de marketing com mais de 30 anos de experiência na área, sendo 14 anos no mercado editorial. Formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense com especialização em marketing, mercado editorial e gestão de empresas. Atuou quatro anos em agências de propaganda como redator e 11 anos na indústria de bebidas destiladas e vinhos como gerente nas áreas de marketing, vendas e trade marketing. Como consultor, prestou serviços para Spoletto, Nissan e Nestlé Sorvetes, e foi o responsável pelo lançamento e pela arquitetura de marca dos sucos Do Bem. Foi diretor de marketing do Grupo Editorial Record durante 12 anos e atualmente é diretor de marketing e vendas da Editora Rocco. Na Universidade do Livro, também ministra o curso: “Marketing 360 graus para o mercado editorial” (curso on-line periódico).

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