Skip to main content

Como editar um clássico (On-line ao Vivo)

Em 2024 a obra do escritor alagoano Graciliano Ramos caiu em domínio público, o que desencadeou um sem-número de novas edições de clássicos como Vidas secas e Angústia. Como não poderia deixar de ser, o movimento gerou grande interesse da mídia, que repercutiu a importância incontornável do escritor e a insatisfação da família com a possibilidade de qualquer um passar a explorar comercialmente sua obra. Com a realização deste encontro nós queremos, porém, jogar luz sobre outro aspecto desta efeméride: afinal, como se edita um clássico? Quais são as escolhas a serem feitas? Como se fixa o texto? Como se trata a linguagem? Como fazer a sua edição se diferenciar das demais? Para discutir o assunto, chamamos dois craques: o professor Thiago Mio Salla, especialista em Graciliano Ramos e organizador da obra do autor na editora Todavia; e o escritor e editor Fernando Nuno, que ao longo da carreira traduziu, editou e adaptou inúmeros clássicos brasileiros e estrangeiros, de Shakespeare a Virginia Woolf, de Machado de Assis a Mário de Andrade. Com todo o conhecimento teórico e prático dos nossos convidados, temos a certeza de estar oferecendo ao público um debate rico, esclarecedor e inspirador sobre as melhores práticas de edição.

Objetivos

Discutir o processo de edição de textos clássicos – brasileiros e estrangeiros – a partir da experiência prática e teórica dos convidados.

Público-alvo

Editores, tradutores, professores de língua e literatura, preparadores e revisores de texto, estudantes de letras, estudantes de editoração e todos os interessados em literatura clássica brasileira ou estrangeira.

Metodologia

A duração de cada aula é de 1h15, ao vivo, pelo Google Meet (link da aula na plataforma), com exposição do conteúdo pelos debatedores. No final da aula haverá espaço para perguntas dos participantes. A aula será gravada e poderá ser acessada na plataforma por até 15 dias (até dia 06 de junho de 2024).

23 de maio de 2024 - das 19h30 às 20h45
On-line ao Vivo
Inscrições até 23/05/2024 - 15h
R$70,00 (valor único, com desconto): em até 2 parcelas no cartão de crédito (2xR$35,00), à vista no boleto para pagamento até dia 16/04/24 ou Pix até 23/05/24.
Carga horária: 1h15
23 de maio de 2024 - das 19h30 às 20h45
On-line ao Vivo

Conteúdo
Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.

O acesso à plataforma será liberado no dia 23 de maio de 2024, a partir das 18h.

O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

A partir do dia 22 de maio, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência na aula AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 10 (dez) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 15 dias: até dia 06 de junho de 2024.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Debatedores

fernando nuno
Fernando Nuno

Foi o editor do Círculo do Livro, maior clube de livro do Brasil, e dirigiu a redação do site brasileiro infantojuvenil da Encyclopaedia Britannica. Iniciou sua carreira na seara clássica como um dos editores de texto da pioneira série Imortais da Literatura Universal, da Editora Abril. Em seguida, organizou as coleções de clássicos do Círculo do Livro. Idealizou e organiza para o selo Seguinte, da Companhia das Letras, a Coleção Germinal, de clássicos de fundo histórico e social adaptados para a escola. Traduziu peças de William Shakespeare em linguagem atual para a editora Objetiva, na Coleção Shakespeare (hoje publicada pela Editora do Brasil), que recebeu as distinções de Altamente Recomendável da Fundação Nacional Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Cátedra Unesco 10 PUC-Rio. Para a Objetiva escreveu ainda Antônio: o santo do amor, também publicado em Portugal e considerado “quase uma história do cotidiano e das mentalidades da Europa” do período de vida do santo pela Folha de S.Paulo, que lhe conferiu a cotação “ótimo”. É ainda autor, pela Companhia das Letrinhas, de O livro que não queria saber de rimas, considerado um dos dez livros infantojuvenis do ano em 2016 pelo blog Era Outra Vez, da Folhinha, e do recente O quintal da minha casa, também publicado na França. Fernando foi roqueiro, e cursou jornalismo e letras na Universidade de São Paulo, história da arte em Florença e mitologia na Grécia. Mora em São Paulo e se dedica à literatura e à música.


thiago salla
Thiago Mio salla

É doutor em ciências da comunicação e em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da USP e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa da FFLCH/USP, publicou, entre outros, Garranchos: Textos inéditos de Graciliano Ramos (2012), Graciliano Ramos e a cultura política (2016, vencedor do prêmio Abeu, finalista do Jabuti e do prêmio da Biblioteca Nacional) e Graciliano na terra de Camões (2021). Em parceria com Ieda Lebensztayn, organizou os livros Cangaços (2014), Conversas (2014) e O antimodernista (2022), todos sobre o escritor alagoano. Coordena e desenvolve projetos no Fundo Graciliano Ramos (IEB/USP).

.

Mediadora

ibra curso@0.5x scaled
Ibraíma Dafonte Tavares

É formada em Letras, tem especialização em educação a distância e trabalha no mercado de livros há 35 anos. Começou sua carreira como revisora de provas no Círculo do Livro e desde então executou trabalhos diversos como tradutora, preparadora e revisora para as mais importantes casas publicadoras do país. Foi editora de conteúdo da AOL Brasil e editora-executiva da Alaúde Editorial. Há 15 anos desenvolve cursos de treinamento para profissionais de texto interessados em atuar no mercado de livros.

 

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X