Skip to main content

Curso básico de produção gráfica editorial (On-line ao Vivo)

Este curso oferece um panorama geral da produção gráfica atual e apresenta o fluxo de produção, os profissionais envolvidos, os insumos básicos, a relação de projetos em mídia impressa e em mídia digital, além de discutir as melhores práticas a serem utilizadas por profissionais do mercado que desejam desenvolver projetos editoriais viáveis com os recursos financeiros, tecnológicos e temporais disponíveis.

Objetivos

Compartilhar com os participantes conhecimentos sobre a produção gráfica. Trabalhar com a inteligência coletiva da turma na busca de soluções para os desafios enfrentados na produção gráfica. Apresentar modelos de workflow para a produção de projetos crossmídia (impresso e digital).

Público-alvo

Profissionais da área editorial que desejem compreender o fluxo de produção gráfica e viabilizar projetos editoriais. Editores, designers, gráficos, publicitários, estudantes de editoração, comunicação e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo pelo professor. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá espaços para conversas entre os participantes e o professor. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 22 de junho de 2024).

20 a 24 de maio de 2024 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo
Inscrições até 20/05/24- 15h
De R$520,00 por R$442,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$73,66), ou à vista no boleto para pagamento até dia 13/05/24 ou Pix até 20/05/24.
Carga horária: 10h
20 a 24 de maio de 2024 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo

Conteúdo

Produção gráfica no século XXI. Habilidades e competências exigidas pelo mercado. Insumos – Tendências. Viabilidade de um projeto editorial. Convergências entre o workflow impresso e digital. Produção gráfica e as ODS.

Aula 1
A produção gráfica – ontem e hoje. Quem trabalha com produção gráfica? Habilidades e competências exigidas pelo mercado.

Aula 2
Insumos – Papel, tinta e outros suportes.

Aula 3
Será que meu projeto é viável? Estudo de casos.

Aula 4
Como criar identidade em projetos crossmídia na prática (impresso e digital).

Aula 5
A produção gráfica amanhã. O que vem por aí?

PERGUNTAS FREQUENTES

Este curso foi desenhado para que o aluno (o profissional ou o futuro profissional do livro) seja, ao mesmo tempo, criativo e produtivo no contexto atual de grandes mudanças. Nessa jornada, esse profissional deve contar com projetos editoriais em harmonia com as exigências do mundo editorial e com as suas ideias editoriais.

Vai ter material didático?
Sim, serão fornecidos arquivos em PDF. Além disso, o professor poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não.  Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. E também será possível expor dúvidas e interagir com o professor.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Neste curso não teremos fórum de discussão. O professor optou por resolver as dúvidas durante as aulas.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Universidade do Livro (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.

O acesso à plataforma será liberado no dia 20 de maio de 2024, a partir das 18h.

O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

A partir do dia 19 de maio, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou on-line) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 22 de junho de 2024.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Docente

whaner endo
Whaner Endo

Atua no Mercado Editorial e Educacional há mais de 25 anos. Graduado em produção editorial, é especialista em educação no ensino superior, alumni do Yale Publishing Course, mestre em comunicação pela Universidade Metodista de SP, possui MBA em Data Science & Analytics pela USP e é doutorando em comunicação e gestão da informação pela ECA-USP e Universidade Nova de Lisboa. É docente, desde 2009, de cursos de graduação e pós-graduação na área de comunicação (em especial editoração) e educação. É pesquisador do mercado editorial, na USP e INTERCOM. Foi diretor-executivo da Asec – Associação de Editores Cristãos, participou da elaboração do 1o. PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura e foi jurado do Prêmio Jabuti 2018 na categoria projeto gráfico. Atualmente é Diretor de Comunicação da LIBRE e docente de pós-graduação no Centro Universitário Senac e na FAPCOM. É publisher da W4 Editora e diretor da W4 Consultoria.

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X