Skip to main content

Curso intermediário de InDesign para livros (On-line ao Vivo)

Pré-requisitos: Qualquer pessoa, independentemente da sua formação, pode participar do curso, desde que tenha conhecimentos em Windows, Word e Excel, além de conhecimentos básicos de InDesign. Recomendamos, porém, que os alunos tenham o InDesign instalado em sua máquina, pois assim poderão colocar os ensinamentos em prática imediatamente. Além disso, será necessário o software Calibre (o professor auxiliará no download e instalação).

Manipular e estruturar um texto até fazer dele um livro é um trabalho composto por muitas etapas, que envolve muitos profissionais. Nesse contexto, o InDesign é uma ferramenta que deve ser conhecida por profissionais de todas áreas envolvidas no processo editorial: digitadores, tradutores, revisores, preparadores de texto, editores, designers, diagramadores e gráficos.
O InDesign é o software mais utilizado no mundo para a diagramação, e pode ser usado desde a digitação do texto; por isso, conhecê-lo e saber utilizá-lo é um diferencial.
Neste curso, os participantes reforçarão seus conhecimentos sobre a diagramação de um livro, seus elementos obrigatórios e os elementos acessórios.
O material didático está estruturado por aula. O conceito é dado e em seguida os participantes aplicam na prática aquilo que aprenderam. O professor vai abordar a teoria e demonstrar a prática, e os alunos vão colocar a mão na massa.
A fim de fixar o conteúdo apresentado, o professor passará exercícios e atividades para que os alunos pratiquem fora da aula, porque é nesse momento que as dúvidas de fato surgem. As dúvidas serão sanadas na aula seguinte. O objetivo é discutir a forma como os participantes diagramam e permitir que aperfeiçoem seus processos com as melhores práticas do mercado. Ao fim do curso, todos saberão como criar um projeto gráfico, manipular o texto para diagramá-lo, fechar um arquivo PDF adequado para impressão, fechar o pacote do livro para entregá-lo ao cliente e, por fim, desenvolver um ePub a partir do livro diagramado.

Objetivos

Aperfeiçoamento/otimização da forma como você diagrama livros, com vistas ao livro para impressão e para o formato digital ePub.

Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, editores de texto, autores, ilustradores, jornalistas, estudantes de letras, produção editorial, jornalismo, profissionais da área de arte e design gráfico, editores de arte, diagramadores, produtores gráficos e demais interessados que buscam atualização profissional para produção de livros.

Metodologia

A duração de cada aula é de 3h, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo pelos professor. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá espaços para conversas entre os participantes e o professor. E também haverá interação com o professor de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão na plataforma AVA Ead/Unil (até dia 23 de maio de 2024). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 15 de junho de 2024).

06 a 17 de maio de 2024 - das 19h às 22h
On-line ao Vivo
Inscrições até 06/05/2024 - 15h
De R$960,00 por R$816,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$136,00), ou à vista no boleto para pagamento até dia 29/04/24 ou Pix até 06/05/24.
Carga horária: 30h
06 a 17 de maio de 2024 - das 19h às 22h
On-line ao Vivo

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

CRIAÇÃO
Aulas 1 e 2: primeiro projeto gráfico (livro de texto corrido) – personalização da área de trabalho; criação de projeto gráfico; definição dos estilos de parágrafo e de caractere; páginas-mestre e diagramação do primeiro livro.

Aulas 3 e 4: Segundo projeto gráfico (livro com figuras, gráficos e tabelas) – Alteração de formato e ajuste de layout; criação de projeto gráfico para livro com figuras, gráficos e tabelas; importação de texto, imagens e gráficos; imagem incorporada x imagem linkada; página-mestre dinâmica (variáveis de texto) e diagramação do segundo livro.

Aulas 5 e 6: Importação de texto; edição de texto; dicionários de verificação ortográfica e de idiomas; notas de rodapé e notas de fim; automatizando formatação com estilos de parágrafo e de caractere (estilos aninhados).

FORMATAÇÃO
Aulas 7 e 8: Fechamento de arquivo PDF e de pacote – PDF para revisão; comentários de ajustes no PDF; aplicação dos ajustes no InDesign; fechamento de PDF para impressão e fechamento de pacote para entrega ao cliente.

Aulas 9 e 10: Criação do ePub a partir do livro formatado – Ajustes nos estilos de parágrafo e de caractere; metadados; sumário; capa; contracapa; calibre download, instalação e ajustes de CSS e HTML no ePub e validação do ePub.


PERGUNTAS FREQUENTES

Pré-requisitos: conhecimento em Windows, Word e Excel, além de conhecimentos básicos de InDesign. Como o curso é prático, os participantes deverão ter o InDesign instalado em seus computadores. Além disso, é necessário o software Calibre (o professor auxiliará no download e instalação).

Este curso pretende:
1. capacitar o participante a atuar na diagramação de livros de texto corrido e em livros com imagens, gráficos e figuras;
2. permitir ao tradutor, ao preparador e ao revisor conhecer o processo de inserção de ajustes no texto diagramado,
3. permitir ao editor o conhecimento mais detalhado acerca do tempo necessário para diagramação e ajustes.

Vai ter material didático?
Serão fornecidos materiais de apoio (apostila, etc.) no decorrer do curso.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Sim. Teremos atividades práticas nas aulas e outras para serem realizadas em casa.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum para os participantes. No fim da aula, o fórum estará aberto para que todos publiquem suas dúvidas. O professor vai organizar as dúvidas e comentários e responderá com texto, áudio ou vídeo. Ou vários textos, áudios e vídeos, conforme a necessidade.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 23 de maio de 2024.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.

O acesso à plataforma será liberado no dia 06 de maio de 2024, a partir das 17h.

O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 18h55.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

A partir do dia 05 de maio, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 15 de junho de 2024. No Fórum de dúvidas até dia 23 de maio de 2024.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Docente

rones lima
Rones José Silvano de Lima

Graduado em desenvolvimento de sistemas para a internet, com pós-graduação em objetos, sistemas distribuídos e internet pela UnB, trabalha com design gráfico há mais de 20 anos, com passagem pelo Tribunal Superior Eleitoral e diversas editoras. É especialista na conversão de livros para o formato ePub, trabalho em que mescla sua experiência com design gráfico ao conhecimento de códigos, obtido na graduação e na pós-graduação.

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X