Desvendando os programas governamentais para materiais educativos: noções básicas sobre o PNLD (On-line ao Vivo)

Os programas governamentais relacionados à aquisição e distribuição de livros e outros materiais educativos para as escolas públicas de todo o país vêm se complexificando a cada ano. São inúmeras as exigências não só quanto ao tipo de materiais desejados e ao teor dos conteúdos envolvidos, mas também quanto ao modo de apresentá-los e a metodologia que deve embasá-los, variando de programa para programa. Entender todas as fases do processo, saber como ler os editais, os tipos de profissionais envolvidos nos trabalhos, o peso da responsabilidade que recai sobre os responsáveis por cada etapa, a importância crucial do atendimento aos ditames dos documentos oficiais, entre outros aspectos, deve ser parte da formação de todos os que se propõem a atuar nesse segmento editorial.

Serão aulas interativas envolvendo as especificidades dos programas governamentais, a análise dos últimos editais, as principais fases do processo e as etapas do trabalho editorial.

Conhecer as peculiaridades dos programas governamentais relacionados à aquisição de materiais educativos para atuar com segurança na coordenação e elaboração dos produtos solicitados em cada ciclo.

Editores, editores-assistentes, coordenadores editoriais, preparadores, revisores, editores de texto, autores, professores, pedagogos e demais interessados.

A duração de cada aula é de 2 horas, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá tempo para conversas entre alunos e professora. Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas na plataforma (até dia 13 de agosto de 2022). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma virtual por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 09 de setembro de 2022).

09 a 11 de agosto de 2022 - das 19h30 às 21h30
Inscrições até 09/08/2022 - 15h
De R$398,00 por R$338,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$112,66) ou PIX até dia 09/08/2022..
09 a 11 de agosto de 2022 - das 19h30 às 21h30

• O que é PNLD.
  • Abrangência do programa em números.
  • Histórico (cronologia).
  • Periodicidade e duração de cada ciclo.
  • Os editais: como estão organizados: parte legal, questões técnicas, parte pedagógica.
  • A avaliação pedagógica: quem faz, sob que critérios, a possibilidade de recurso, os guias.
  • As exigências relacionadas ao conteúdo dos materiais quanto à legislação.
  • As diferentes versões: impressa, digital, digital-interativo, ePuB, Html5, conteúdos acessíveis.
  • O trabalho editorial: os condicionantes principais – PCN, BNCC, PNA.
  • O vaivém das metodologias, principalmente quanto à alfabetização.
  • O material para o professor.
  • A escolha pelas redes.
  • A negociação com as editoras.
  • A distribuição via correios.

Sim, será fornecida uma apostila para cada aula. Além disso, a professora poderá liberar material extra, de acordo com a demanda das alunas e dos alunos nos fóruns de discussão e durante as aulas.

Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com a professora.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 13 de agosto de 2022.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 09 de agosto de 2022, a partir das 18h.

O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25 (links das aulas na plataforma).

A partir do dia 08 de agosto, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 09 de setembro de 2022. No Fórum de dúvidas até dia 13 de agosto de 2022.

UNIL Imagem para o site
Wilma Moura

Licenciada em Filosofia e Pedagogia, desenvolveu toda sua vida profissional no trato com o texto. Trabalhou nas editoras Abril, Ática e Macmillan, além de prestar assessoria para diversas editoras didáticas. Exerceu praticamente todas as funções ligadas à área editorial: foi revisora, preparadora, copidesque, redatora, editora, gerente editorial, autora. Tem contribuído para a formação de profissionais do livro, ministrando cursos de redação nas editoras em que trabalhou e de edição de livros didáticos na Universidade do Livro. Como autora, em parceria com Chico Moura, publicou, em 2017, o livro Tirando de letra: orientações simples e práticas para escrever bem, pela Companhia das Letras.