Skip to main content

Elaboração de projetos culturais: teoria e prática (On-line ao Vivo)

A elaboração de projetos culturais é um processo abrangente que engloba conceber, planejar e executar iniciativas no âmbito cultural de forma eficaz e inovadora. Essa atividade exige uma variedade de competências, como planejamento estratégico, captação de recursos, marketing cultural e gestão operacional, além de uma compreensão aprofundada de aspectos legais e éticos, sem deixar de lado as novas tecnologias, como a inteligência artificial. Destinado a um amplo espectro de profissionais e entusiastas do setor cultural, este curso é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos conhecimentos práticos e teóricos necessários à criação de projetos culturais reais ou hipotéticos que possam ser aprovados e implementados por órgãos públicos ou entidades privadas – ou servir de inspiração para futuros empreendimentos culturais.

O curso abrange as etapas de pré-produção, produção e pós-produção de eventos e projetos culturais:

  • Introdução à produção cultural
  • Influência da cultura local
  • Editais e financiamento
  • Estruturação de projetos culturais
  • Cronogramas de projeto
  • Elaboração de orçamento
  • Captação de recursos
  • Plano de marketing para cultura
  • Estratégias de comunicação
  • Logística de distribuição
  • Biografia profissional e ficha técnica
  • Criação de portfólios
  • Documentação de experiências culturais
  • Direitos autorais e propriedade intelectual
  • Contratos e acordos
  • Documentação para editais
  • Contrapartidas em projetos culturais
  • Acessibilidade e inclusão
  • Sustentabilidade de projetos

Bibliografia
BARBOSA, Regina Célia. Como elaborar projetos culturais. Autopublicação, 2023.
COLETIVO DE AUTORES. Guia brasileiro de produção cultural: ações e reflexões. São Paulo: Edições Sesc, 9a edição, 2022.
MACHADO, Jones. Gestão e produção cultural. Curitiba: Appris Editora, 2a edição, 2017.

Objetivos

Capacitar os participantes a elaborar, planejar, executar e avaliar projetos culturais a partir de conhecimentos práticos e teóricos sobre os diversos aspectos da produção cultural; incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em projetos reais, entender os conceitos, os aspectos sociológicos e os tipos de atividades culturais e linguagens artísticas; capacitar os participantes a desenhar e estruturar o projeto cultural e a elaborar documentos técnicos, adequando projetos de acordo com leis de incentivo e editais; capacitar os participantes a elaborar processos de captação de recursos, mobilizar parcerias e coordenar a divulgação e a promoção das ações, respeitando o plano de comunicação; capacitar os participantes a comercializar projetos e produtos culturais e a entender o papel, a regulamentação profissional, as competências e o mercado de trabalho de quem atua na produção cultural. Um destaque do programa é a integração da inteligência artificial (IA) a projetos culturais, de modo a inová-los e otimizá-los.

Público-alvo

Produtores culturais, gestores de eventos, estudantes de áreas relacionadas à cultura e à arte, editores de livros, profissionais de marketing cultural, gestores públicos da área cultural, empreendedores culturais e ativistas culturais, além de artistas como músicos, atores, dançarinos, pintores e escritores e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula expositiva é de 3h, ao vivo, pelo Google Meet. Nas aulas será possível expor dúvidas e interagir com professora e colegas, sempre que houver tempo. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Universidade do Livro por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 30 de março de 2024).

 

26 de fevereiro a 01 de março de 2024 - das 19h às 22h
On-line ao Vivo

Inscrições até 26/02/2024- 15h
De R$530,00 por R$450,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$75,00), ou à vista no boleto para pagamento até 19/02/2024 ou Pix até 26/02/2024.
Carga horária: 15h
26 de fevereiro a 01 de março de 2024 - das 19h às 22h
On-line ao Vivo
Conteúdo

AULAS
Neste curso serão abordados:
Aula 1
Fundamentos, estruturação e concepção de projetos culturais
Aula 2
Planejamento, financiamento e aspectos legais de projetos culturais
Aula 3
Marketing, comunicação e distribuição para projetos culturais
Aula 4
Desenvolvimento de material de apresentação e documentação comprobatória
Aula 5
Contrapartidas, acessibilidade, sustentabilidade e aspectos profissionais

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Para que serve este curso?
O curso visa capacitar os participantes a:
. compreender e aplicar os conceitos fundamentais da produção cultural e seu impacto na sociedade;
. adquirir habilidades práticas e teóricas para a elaboração, o planejamento, a execução e a avaliação de projetos culturais;
. incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em projetos reais, que fomentem a inovação e a otimização das iniciativas culturais através da integração de novas tecnologias, como a inteligência artificial.

Vai ter material didático?
Sim, serão disponibilizados diversos materiais didáticos, inclusive modelos de cronogramas e orçamentos em Excel, cartas de anuência, fôlderes de apresentação, pitch e currículos em Canva, portfólio, clipping, bibliografias complementares e apostila com resumo das aulas.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Sim, o curso inclui atividades práticas durante as aulas, o que permitirá aos participantes aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

E quanto as dúvidas do curso?
As dúvidas serão tiradas durante a aula com a professora e também poderão ser encaminhadas por e-mail (que será divulgado durante a aula).

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Universidade do Livro (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.

O acesso à plataforma será liberado no dia 26 de fevereiro de 2024, a partir das 18h.
O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 18h55 (links das aulas na plataforma).

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

A partir do dia 25 de fevereiro, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou on-line) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Universidade do Livro) é de, no máximo, 30 (trinta) dias após o término do curso.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 30 de março de 2024.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Docente

fernanda emediato
Fernanda Emediato

É uma profissional multifacetada do universo da cultura e das artes, com mais de 27 anos de experiência. Formada em Roteiro e Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi e em Artes Cênicas pela Escola de Arte Recriarte, tem pós-graduação em Mercado Editorial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Atualmente, Fernanda é escritora, editora profissional e consultora editorial. Sua carreira literária inclui a autoria de mais de 20 obras em diversos idiomas, algumas delas reconhecidas em programas importantes como o Programa de Ação Cultural (ProAC) de São Paulo e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC). Além disso, é empresária e produtora cultural comprometida com a promoção das artes e da educação. Sua trajetória é marcada por sua paixão pela cultura, pela literatura e pela arte, o que reflete seu compromisso contínuo com a promoção das artes e da educação.

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X