Escrita literária: sete recados capitais (On-line ao Vivo)

A escrita literária, em prosa e verso, é regida por um conjunto de fundamentos que, por um lado, galvanizam a sua qualidade, e, por outro, são critérios para aferir o seu poder criador. Estudar alguns desses pontos estruturantes, com exemplos de como são explorados em obras de escritores nacionais e estrangeiros, é uma forma de conscientizar tanto quem produz textos literários quanto quem os lê da sua incontornável significância.

Partilhar com os participantes alguns princípios essenciais que norteiam a criação literária.

Interessados em geral em escrita criativa, literatura e criação literária.

Exposição teórica dialogada, leitura comentada de textos literários, discussão com os participantes e desafios de criação textual para o grupo durante os encontros, além de projeção de vídeos musicais e filmes curtos.

27 a 29 de agosto de 2024 - das 19h30 às 21h30
Inscrições até: 27/08/2024 - 12h
De R$630,00 por R$525,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$87,50), à vista no boleto para pagamento até 20/08/24 ou Pix à vista até 27/08/24.
27 a 29 de agosto de 2024 - das 19h30 às 21h30

O curso estará centrado no ensino teórico de sete princípios relevantes que regem a escrita criativa: texto, intertexto, forma, conteúdo, estilo, originalidade e intencionalidade.

Como o curso será ministrado?
As aulas serão ao vivo, pelo Google Meet, das 19h30 às 21h30. Os participantes deverão colocar (em todas as aulas) seu nome completo no chat para a lista de presença. Os links de cada aula estarão na plataforma AVA Ead/Universidade do Livro (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para obter o certificado, é necessária a presença de 75% na aula ao vivo (Google Meet).

Haverá apostila referente a cada encontro (disponibilizada na plataforma), que será utilizada pelos participantes para acompanhar o professor.

Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. Durante as aulas será possível expor dúvidas e interagir com professor e colegas, sempre que houver tempo.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Universidade do Livro (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 27 de agosto, a partir das 18h.
O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25.

A partir do dia 26 de agosto, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

3. não aceitaremos desistências após o início do curso;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 421.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 27 de setembro de 2024.

CARRASCOZA João Luis Anzanello ©Marcos Vilas Boas 03
João Anzanello Carrascoza

É graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes (1983), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde é professor da disciplina Redação Publicitária desde 1990. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) sobre a interface publicidade e literatura. É autor dos romances O céu implacável e Trilogia do adeus, dos livros de contos Aquela água toda e Tramas de meninos, entre outros, e de diversas obras para o público infantojuvenil. Suas histórias foram traduzidas para o bengali, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, sueco e tâmil. Recebeu três vezes o prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tornando-se hors-concours, três vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio da APCA, da Cátedra Unesco e o Candango, além dos internacionais Radio France e White Ravens.

da Universidade do Livro

da Universidade do Livro

Universidade do Livro

Fundação Editora da Unesp