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Estratégias comerciais para um mercado em transformação: propostas e práticas para equipes de vendas (On-line ao Vivo)

No último ano, a administração e a estratégia do departamento comercial das editoras precisou dar um salto evolutivo para acompanhar as inovações tecnológicas que já vinham sendo implementadas nos departamentos editorial, administrativo e de produção. Quem já havia iniciado esse processo pôde se adaptar mais rapidamente às limitações impostas pela restrição de circulação, pelo fechamento de lojas e pela migração forçada das vendas das lojas físicas para o e-commerce, mas houve quem sofreu muito mais nessa transição. Neste curso, vamos conhecer algumas das estratégias adotadas pelas empresas que melhor lidaram com toda a mudança forçada e avaliar possíveis ameaças que ainda devem desafiar as equipes de vendas de editoras e as distribuidoras brasileiras.

 

 

Objetivos

Apresentar as principais mudanças ocorridas no mercado desde 2018, analisando as oportunidades, as ameaças e os riscos trazidos pela alteração do ponto de equilíbrio de vendas entre os canais de lojas físicas e lojas online. Propor alternativas para evitar que a crescente concentração de vendas no e-commerce desfigure o catálogo e comprometa as margens operacionais.

Público-alvo

Diretores; gerentes e supervisores comerciais; administradores e consultores do mercado editorial; equipe de vendas, operações e logística, e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula expositiva é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet (os links estarão nas respectivas aulas, dentro da plataforma). A interação com o professor será feita de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Unil por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 10 de setembro de 2021).

 

10 a 12 de agosto de 2021 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo
Inscrições até 10/08/2021 - 15h
R$240,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$80,00), ou à vista no boleto para pagamento até 03/08/2021.
Carga horária: 6h
10 a 12 de agosto de 2021 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

  1. Onde estamos. Qual é a disponibilidade real de pontos de venda atualmente.
  2. O que mudou desde a crise das grandes redes, de 2018 até o momento.
  3. Quais comportamentos direcionaram as mudanças por segmento editorial.
  4. Ferramentas de gestão de processos e equipes.
  5. Negociação em tempos de crise. O que mudou e o que ainda precisar mudar.
  6. Operação e logística como alavancas comerciais.
  7. Um e-commerce B2C próprio é a solução para a empresa?
  8. Definição de tiragens para novas edições e reimpressões frente à realidade da redução dos pontos de venda.


PERGUNTAS FREQUENTES

Como o curso será ministrado?
As aulas serão ao vivo, pelo Google Meet, das 19h30 às 21h30. Os participantes deverão colocar (em todas as aulas) seu nome completo no chat para a lista de presença. Os links de cada aula estarão na plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para obter o certificado, é necessária a presença de 75% na aula ao vivo (Google Meet).

Para que serve este curso?
O curso tem a finalidade de instigar e compartilhar propostas que visem ao aperfeiçoamento do mercado editorial, apresentando casos reais e dados atualizados que ajudem os participantes na tomada de decisões diárias, partindo da visão de outros profissionais que vivenciaram situações semelhantes.

Vai ter material didático?
Sim, serão fornecidas apostilas para cada aula. Além disso, o professor poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos e das alunas nos fóruns de discussão.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. E fórum de dúvidas na plataforma para todas as aulas. Mas nas aulas também será possível expor dúvidas e interagir com professor e colegas, sempre que houver tempo.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com o professor.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 14 de agosto de 2021.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis; cartão (CIELO): em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 10 de agosto de 2021, a partir das 18h.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

A partir do dia 09 de agosto, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: [email protected]

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para [email protected], ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO, terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 10 de setembro de 2021. No Fórum de dúvidas até dia 14 de agosto de 2021.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Docente

Gerson Ramos

Profissional do mercado editorial há 39 anos, é diretor comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido, atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, e participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil. É diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Associação Brasileira dos Distribuidores de Livros (ABDL) e faz parte do conselho fiscal do Observatório do Livro e da Leitura.

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