fbpx

Formação de editores de materiais bilíngues: como desenvolver programas, conteúdos e recursos multimídia para o ensino de inglês (On-line ao Vivo)

É inegável o apelo do ensino de inglês nas escolas, que pode proporcionar aos estudantes maior capacidade de competir nos mercados atuais, além de possibilitar formação e trabalho no exterior. No entanto, no afã de oferecer um serviço diferenciado para os pais, muitas escolas embarcaram em programas denominados bilíngues, mas que não passavam de aulas adicionais de inglês, com resultados em geral insatisfatórios. A falta de compreensão das metodologias CLIL e CBLT e o treinamento insuficiente dos professores levaram muitas escolas a perder alunos e seu investimento nos novos programas.
O curso “Formação de editores de materiais bilíngues” tem como objetivo capacitar profissionais da área de inglês, sejam eles professores, editores ou conteudistas, a desenvolver e adotar com eficácia programas, conteúdos e materiais multimídia destinados a escolas com educação bilíngue.
O curso esclarece aos alunos as diferentes necessidades de escolas e alunos nos diversos modelos de bilinguismo adotados pelas instituições não binacionais, possibilitando que tomem decisões bem informadas quanto a adoção, adaptação ou desenvolvimento de materiais didáticos, sejam eles textuais ou multimídia.
Abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, a formação busca trabalhar os conceitos da educação bilíngue e os parâmetros nacionais dessa área, trazendo assim a oportunidade de um debate acerca das melhores metodologias, abordagens, técnicas e materiais para o pleno desenvolvimento do programa educacional bilíngue da escola.
Este curso permitirá aos alunos conhecer a fundo a realidade da educação bilíngue, seus conceitos, abordagens, técnicas, materiais e adequações necessárias para o sucesso pedagógico e comercial das escolas adotantes.

PROGRAMA

  • O que é educação bilíngue – definições, documentação, legislação brasileira e prática escolar (abordagem para os pais, divulgação, escolha de carga horária e capacitação profissional).
  • Abordagens e técnicas bilíngues para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio.
  • CLIL / CBLT – Scaffolding techniques.
  • Técnicas de storytelling com abordagens pedagógicas bilíngues para a sala de aula. Uso de histórias em quadrinhos em materiais didáticos.
  • Estratégias para o desenvolvimento de micro e macro skills.
  • Desenvolvimento de material pedagógico bilíngue próprio – Scope and sequence, autoria, desenvolvimento.
  • Iconografia e ilustração: trabalhando com identificação e universos aspiracionais. Desenvolvimento de personagens e avatares.
  • Processo avaliativo na educação bilíngue.
  • Desenvolvimento de conteúdos digitais.

Objetivos

  • Apresentar a conceituação de educação bilíngue e o que ela representa para a realidade brasileira.
  • Discutir as diferentes formas de ensino bilíngue.
  • Apresentar as principais abordagens e metodologias de ensino bilíngue.
  • Esclarecer terminologias e conceitos específicos da educação bilíngue.
  • Preparar a escola para a escolha da metodologia e/ou abordagem bilíngue a ser utilizada.
  • Preparar os profissionais das áreas educacional e editorial para a utilização de metodologias e abordagens de educação bilíngue em programas e conteúdos.
  • Demonstrar e esclarecer as diferenças entre CLIL e CBLT.
  • Debater escolha de materiais, adequação de materiais e criação de materiais próprios.
  • Apresentar os métodos de roteirização e cuidados para a gravação de áudios e vídeos.
  • Debater as formas de avaliação escolar dentro de um currículo bilíngue.

Público-alvo

Professores, editores, designers instrucionais, autores e conteudistas e demais interessados.

Metodologia

A duração de cada aula expositiva é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet. A interação com os professores será feita de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Unil por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 16 de julho de 2021).

de 08 a 17 de junho de 2021 - das 19h30 às 21h30
On-line Ao Vivo
Inscrições até 08/06/2021 - 15h
R$246,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$82,00), ou à vista no boleto para pagamento até 01/06/2021.
Carga horária: 16h
de 08 a 17 de junho de 2021 - das 19h30 às 21h30
On-line Ao Vivo

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

Aula 1
O que é educação bilíngue
Aula 2
Abordagens e metodologias do bilíngue
Aula 3
CLIL / CBLT – Técnicas de Scaffolding
Aula 4
Storytelling e HQ
Aula 5
Desenvolvimento de micro e macro skills
Aula 6
Iconografia e personagens
Aula 7
Avaliação na educação bilingue
Aula 8
Desenvolvimento de conteúdos digitais

PERGUNTAS FREQUENTES
Para que serve este curso?
O curso tem como objetivo capacitar profissionais da área de inglês, sejam eles professores, editores ou conteudistas, a desenvolver e adotar com eficácia programas, conteúdos e materiais multimídia destinados a escolas com educação bilíngue.
O curso esclarece aos alunos as diferentes necessidades de escolas e alunos nos diversos modelos de bilinguismo adotados pelas instituições não binacionais, possibilitando que tomem decisões bem informadas quanto a adoção, adaptação ou desenvolvimento de materiais didáticos, sejam eles textuais ou multimídia.
Vai ter material didático?
Sim, serão fornecidas apostilas para cada aula. Além disso, os professores poderão liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos e das alunas nos fóruns de discussão.
Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Neste curso haverá exposição dos temas e discussão de casos.
Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum para cada aula, assim os temas ficam compartimentalizados e ninguém se perde na discussão. Ao final da aula, o fórum estará aberto para que todos publiquem as suas dúvidas. Os professores vão “organizar” as dúvidas e responder em texto ou vídeo.
Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 20 de junho de 2021.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis; cartão (CIELO): em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 08 de junho de 2021, a partir das 18h.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

A partir do dia 07 de junho, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para [email protected], ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO, terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 16 de julho de 2021. No Fórum de dúvidas até dia 20 junho de 2021.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docentes

Milena de F. Steger Trimer

Pedagoga, designer instrucional e tradutora, é co-fundadora da Merit Consultoria. Pós-graduada em gestão escolar e gestão de projetos (Fundação Getulio Vargas), é gestora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de desenvolver projetos para educação a distância. www.linkedin.com/in/milena-trimer-b93a8624/


Milena Mignossi Ferreira

Formada em letras, pós-graduada em planejamento educacional e docência do superior e mestranda em linguística aplicada ao ensino de língua inglesa. 20 anos de experiência com ensino de língua inglesa e educação bilíngue. Certificada TESOL internacionalmente. https://www.linkedin.com/in/milena-mignossi-33820832/


Roger Trimer

Graduado e pós-graduado pela ESPM, possui mais de 20 anos de experiência nas áreas editorial e educacional. Estudioso das metodologias ativas de ensino e especialista em desenvolvimento de conteúdo para educação, desenvolve e ministra cursos sobre esses temas. Ajudou a criar a primeira biblioteca virtual universitária, além de ter desenvolvido uma linha de disciplinas digitais para o ensino superior. Presta consultoria para escolas e desenvolve formações e cursos para professores e editores. www.linkedin.com/in/rtrimer/

Newsletter
da Unil

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Tamanho da fonte
Modo contraste
X