fbpx

Gestão da comunicação em rede: #tretadodia (On-line ao Vivo)

Em tempos de comunicação em rede, digital, cada dia é dia de segurar a onda de alguma treta nas redes sociais. As organizações editoriais precisam estar preparadas para enfrentar esse dia a dia desafiador. Conhecer os aspectos comunicacionais e da convergência midiática é um diferencial estratégico dos profissionais da gestão da comunicação em rede. Entender as estruturas das redes sociais e as características do ambiente digital, assim como suas implicações na contemporaneidade, ajuda a valorizar o exercício das práticas comunicacionais e a criação de conteúdo. Dar ênfase ao relacionamento com os stakeholders e à pesquisa como recurso essencial para tal, além de valorizar a interação entre os atores das redes, evidencia a importância da comunicação interpessoal, das práticas da hospitalidade em ambiente virtual, do gerenciamento de crises de imagem e reputação.

Objetivos

Refletir sobre a sociedade em rede, sobre a formação de redes de relacionamento e sobre a cibercultura. Identificar os públicos estratégicos das organizações editoriais, as desigualdades digitais e o ativismo em rede. Analisar o impacto das tecnologias digitais e as novas formas de interação das redes sociais. Empreender em hospitalidade nos ambientes virtuais.

Público-alvo

Profissionais das áreas editorial (gestores, analistas, editores), de comunicação (relações públicas, publicitários e jornalistas), de marketing (gestores, analistas e coordenadores). Estudantes e interessados no tema, além de empreendedores.

Metodologia

A duração de cada aula é de 2 horas, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá tempo para conversas entre alunos e professora. Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas na plataforma (até dia 24 de julho de 2022). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma virtual por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 07 de agosto de 2022).

Os encontros serão divididos em momentos teóricos (no máximo 40 minutos) e práticos. Recursos da metodologia ativa, como estudo de caso, solução de problemas, debate virtual e chuva de ideias, entre outros, dependendo da resposta da turma.

18 a 22 de julho de 2022 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo
Inscrições até 18/07/2022 - 15h
De R$330,00 por R$280,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$93,34), à vista no boleto para pagamento até 11/07/2022 ou PIX até dia 18/07/2022.
Carga horária: 10h
18 a 22 de julho de 2022 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

Aula 1
Teoria: Noções sobre os conceitos de sociedade em rede, formação de redes de relacionamentos e cibercultura.
Prática: Debate virtual

Aula 2
Teoria: Relacionamento com stakeholders e pesquisa como ferramenta fundamental.
Prática: Estudo de caso

Aula 3
Teoria: Redes sociais e práticas comunicacionais.
Prática: Estudo de caso

Aula 4
Teoria: Comunicação em rede e criação de conteúdo.
Prática: Solução de problemas

Aula 5
Teoria: A hospitalidade em ambiente virtual, em rede e o gerenciamento de crises de imagem e reputação (#tretadodia).
Prática: Chuva de ideias

PERGUNTAS FREQUENTES

Para que serve este curso?
Este curso pretende capacitar o estudante a pensar e agir no contexto da comunicação em rede.

Vai ter material didático?
Sim, será fornecido arquivo em PDF da teoria e aplicação prática por meio de aplicativos diversos. Além disso, a professora poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Sim. Tem leitura prévia também.

Como vão funcionar as atividades práticas?
Devem ser realizadas durante as aulas.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único na plataforma para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com a professora.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos na plataforma?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 24 de julho de 2022.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 18 de julho de 2022, a partir das 18h.
O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25 (links das aulas na plataforma).

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

A partir do dia 17 de julho, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 07 de agosto de 2022. No Fórum de dúvidas até dia 24  de julho de 2022.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Docente

Maria Jose Rosolino
Maria José Rosolino

É doutora e mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi coordenadora dos cursos de Produção Editorial por 11 anos (de 2004 a 2015) e de Relações Públicas por 4 anos (de 2011 a 2015), reativando a graduação na mesma instituição. Atuou no curso de Editoração da Universidade de São Paulo como professora substituta da disciplina de Marketing para as Empresas Jornalísticas e Editoriais, entre 2009 e 2010. Participou da estruturação pedagógica do curso de pós-graduação Produção Editorial (lato sensu), da Faculdade Paulus de Tecnologia Paulus e Comunicação, além de ministrar aulas nos módulos ofertados entre 2018 e 2019. Tem experiência em educação no ensino superior há 18 anos. O diferencial dessa experiência está na prática em sala de aula e na elaboração de projetos de relações públicas e produção editorial com estratégias de metodologias ativas, objetivando a construção de um conhecimento teórico-prático. Entre 2019 e 2021 retornou à coordenação do curso de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi e desde agosto de 2021 atua como professora na referida instituição de ensino. No mercado de trabalho editorial foi gerente de comunicação e marketing da editora Scipione por 11 anos.

Newsletter
da Unil

    Newsletter
    da Unil

      Tamanho da fonte
      X