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Gestão de redes sociais para editoras e autores

A comunicação digital revolucionou o marketing, processo que se acelerou dramaticamente com a pandemia, quando o comércio eletrônico bateu recordes de vendas e boa parte do investimento das empresas foi usado para fortalecer as vendas e a comunicação nos canais eletrônicos.
Nesse cenário, as redes sociais são de fundamental importância, principalmente para editoras e autores, aos quais foi dada a possibilidade de, a um custo relativamente baixo, criar uma audiência e montar uma efetiva e poderosa plataforma de divulgação e vendas para os livros, principalmente através da gestão estratégica desse canal. Mas como fazer isso? Essa é a principal pergunta que o curso inédito “Gestão de redes sociais para editoras e autores” vai responder.
O curso proporciona aos profissionais do meio editorial e de comunicação, e também aos autores, uma visão da importância estratégica das redes sociais, das suas características, da linha editorial que a editora ou o autor podem escolher, das melhores práticas e de como montar uma programação eficiente.

 

Objetivos

Proporcionar aos participantes uma visão teórica e prática de como trabalhar as redes sociais na divulgação e nas vendas de livros e como construir uma audiência. Introduzir os conceitos de marketing digital e as suas possibilidades, abordar as características das redes sociais mais usadas pelo mercado editorial e as métricas para avaliar performance. Além disso, apresentar formas de criar conteúdo e campanhas, sempre com exemplos reais do mercado e casos de sucesso de livrarias, editoras, autores e influenciadores brasileiros.

Público-alvo

Editores, escritores, profissionais de marketing, jornalistas, estudantes de comunicação, letras e jornalismo, empreendedores e interessados no uso das redes sociais como canal de comunicação e de vendas.

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

31 de julho a 04 de setembro de 2024
On-line Periódico
Inscrições até 31/07/2024 - 23h30
De R$395,00 por R$335,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$55,83), à vista no boleto para pagamento até 24/07/24 ou Pix até 31/07/24.
Carga horária: 17 horas
31 de julho a 04 de setembro de 2024
On-line Periódico

Conteúdo

Aulas
Neste curso serão abordados:
Aula 0 Utilização da Plataforma (AVA)
Aula 1 Marketing e a revolução da internet: da TV aberta ao viral
Aula 2 O ecossistema das redes sociais: Facebook, Instagram, X(Twitter) e TikTok
Aula 3 Gestão estratégica das redes sociais: audiência, métricas e linha editorial
Aula 4 Criação de conteúdo e programação nas redes. Criação de campanhas de livros
Aula 5 Dúvidas e conclusão. Aula on-line ao vivo, via Google Meet (link da aula na plataforma) – das 20h às 22h.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Universidade do Livro (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição. O acesso à plataforma será liberado entre os dias 30 e 31 de julho de 2024.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 30 de julho, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou on-line) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 421.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 31 de julho, a cada 4a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (04 de setembro de 2024).

 

 

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 15 de setembro de 2024.

 

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Universidade do Livro, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

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Bruno Zolotar

Diretor de marketing e vendas da Editora Rocco, atua desde 2007 no mercado editorial. Foi durante 12 anos responsável pelo marketing do Grupo Editorial Record, tendo participado de mais de 5.000 lançamentos e do projeto de criação e desenvolvimento da Galera Record. No setor de didáticos, foi gerente de marketing da Saraiva Educação. Iniciou sua carreira como redator publicitário, migrando para a área de marketing e vendas da indústria de bebidas, onde atuou por 11 anos. Também foi sócio da consultoria Marketing Co. e responsável pela arquitetura da marca Do Bem Bebidas saudáveis. Formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense – UFF, é pós-graduado em gestão de negócios pelo IBMEC e em produção editorial pela PUC-RJ. Também é diplomado no curso Negócios do Entretenimento, Mídia e Esportes de Harvard. Na Universidade do Livro, leciona também o curso “Marketing 360 graus para o mercado editorial”.

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