Gramática para preparadores e revisores de texto (EaD)

• Discutir gramática e o português do Brasil. Levantar os problemas gramaticais mais frequentes na produção, na preparação e na revisão de textos de ficção e não ficção.
  • Discutir esses problemas gramaticais e solucioná-los de acordo com a norma, o contexto e o manual de estilo adotado pelas editoras.

Editores, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados no trabalho de dar tratamento editorial a um texto.

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

30 de maio a 01 de agosto de 2022
On-line periódico
Inscrições até 30/05/2022- 23h30
De R$445,00 por R$378,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$63,00), à vista no boleto para pagamento até 23/05/2022 ou PIX até 30/05/22.
30 de maio a 01 de agosto de 2022
On-line periódico

Pré-requisitos
Trata-se de um curso de nível intermediário, com foco na resolução prática e normativa de dificuldades gramaticais. Pressupõe um aluno com conhecimentos básicos consolidados (classes de palavras, oração, período, acentuação, ortografia e pontuação).

Atenção: este não é um curso de redação.

A gramática aplicada ao cotidiano do preparador e do revisor de texto. As fontes, as discussões em torno da norma e do uso. Os limites de intervenção e as questões gramaticais recorrentes no trabalho com textos para publicação.

• Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
  • Aula 1 Texto, contexto e trabalho editorial
  • Aula 2 Gramática, coesão e colocação
  • Aula 3 No princípio era o verbo
  • Aula 4 Concordância verbal e concordância nominal
  • Aula 5 Regência verbal
  • Aula 6 Eu, tu, eles e a colocação dos pronomes átonos
  • Aula 7 Do artigo à crase
  • Aula 8 A vírgula
  • Aula 9 Outras questões de linguagem

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O acesso à plataforma será liberado entre os dias 29 e 30 de maio de 2022.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 29 de maio, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

4. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 30 de maio, a cada 2a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (01 de agosto de 2022).

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, preparadores e revisores têm prazo para a entrega dos trabalhos.  Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 14 de agosto de 2022.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

• realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

ibra curso@0.5x scaled
Ibraíma Dafonte Tavares

Formada em Letras e atuante no mercado de livros há 30 anos. Começou sua carreira no Círculo do Livro, como revisora de provas, e desde então executou trabalhos diversos como tradutora, preparadora e revisora para várias casas publicadoras do país. Foi editora de conteúdo da AOL Brasil e editora executiva da Alaúde Editorial. Há mais de 10 anos desenvolve cursos de treinamento para profissionais de texto interessados em atuar no mercado de livros.