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Livrarias no pós-pandemia: desafios, oportunidades e estratégias (On-line ao Vivo)

As transformações que o varejo de livros vem sofrendo desde 2018 têm impactado fortemente as empresas que se dedicam ao comercio B2C, sejam lojas físicas, sejam lojas on-line, seja um misto das duas. Mas esse impacto não se dá apenas pela dimensão dessas transformações, mas principalmente pela velocidade com que ocorrem, o que exige decisões cada vez mais estratégicas e ágeis quanto aos recursos dedicados aos reposicionamentos.

Objetivos

Apresentar estudos de projetos com base em diagnósticos realizados sobre casos reais, apresentar cenários e alternativas no mercado nacional para empresas com atuação on e off-line; construir e apoiar tomadas de decisões com base em características específicas do mercado.

Público-alvo

Diretores; gerentes, supervisores e compradores de empresas varejistas que tenham o livro como principal produto. Interessados em ingressar no mercado de vendas de livros. Responsáveis por tomadas de decisão no mercado, seja no aspecto puramente comercial, seja nas áreas de tecnologia e logística dessa cadeia produtiva.

Metodologia

A duração de cada aula é de 2 horas, ao vivo, pelo Google Meet (link das aulas na plataforma), com exposição do conteúdo. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá tempo para conversas entre alunos e professores. Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas na plataforma (até dia 17 de setembro de 2022). As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma virtual por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 16 de outubro de 2022).

 

 

13 a 15 de setembro de 2022 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo
Inscrições até 13/09/2022 - 15h
De R$350,00 por R$297,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$99,00), à vista no boleto para pagamento até dia 06/09/2022 ou PIX até dia 13/09/2022.
Carga horária: 6h
13 a 15 de setembro de 2022 - das 19h30 às 21h30
On-line ao Vivo

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

  • Cenário do varejo de livros no Brasil e no mundo no pós-pandemia.
  • Cases de sucesso.
  • Quanto e onde investir para acompanhar as principais mudanças ocorridas.
  • Pesquisas de mercado: como utilizar nas suas tomadas de decisões.
  • Gestão de equipes: o que mudou e o que o público espera encontrar em um modelo de negócio.
  • Como tornar sua livraria relevante para as grandes editoras.
  • Como preservar margens no confronto com descontos de grandes players.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Para que serve este curso?
O curso tem a finalidade de instigar e compartilhar propostas que visem ao aperfeiçoamento do mercado editorial, apresentando casos reais e dados atualizados que ajudem os participantes na tomada de decisões diárias, partindo da visão de outros profissionais que vivenciaram situações semelhantes.

Vai ter material didático?
Sim, será fornecida uma apostila para cada aula. Além disso, os professores poderão liberar material extra, de acordo com a demanda das alunas e dos alunos nos fóruns de discussão e durante as aulas.

Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum único para que os alunos possam se apresentar, conversar, tirar dúvidas, trocar experiências e contatos. As dúvidas sobre o curso e o conteúdo poderão ser tiradas também durante a aula com os professores.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 17 de setembro de 2022.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 13 de setembro de 2022, a partir das 18h.

O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25 (links das aulas na plataforma).

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

A partir do dia 12 de setembro, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

 

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 16 de outubro de 2022. No Fórum de dúvidas até dia 17 de setembro de 2022.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

 

Docente

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Eduardo Cunha

Graduado em Marketing e Administração; MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua há 20 anos no mercado editorial e tem bastante experiência em toda a cadeia do livro, principalmente em sua área comercial. Foi um dos primeiros profissionais a apostar no marketplace no Brasil. Iniciou na Revista dos Tribunais, passou a gerir a Vértice Books e, através de ambas, tornou-se cofundador do Grupo BOOKPartners. Foi Diretor de Operações da Ciranda Cultural, editora líder no segmento infantil, e responsável por toda a estratégia da editora e pelas ferramentas de apoio às vendas. Atualmente é diretor de negócios, responsável pela divisão do mercado editorial na Yandeh, além de prestar consultoria para outros players do mercado.


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Gerson Ramos

Profissional do mercado editorial há 39 anos, é diretor comercial da Editora Planeta do Brasil, foi fundador da Distribuidora Superpedido, atuou como consultor para diversas editoras e livrarias, e participou do projeto de implantação da Nielsen Bookscan no Brasil. É diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Associação Brasileira dos Distribuidores de Livros (ABDL) e faz parte do conselho fiscal do Observatório do Livro e da Leitura.

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