fbpx

Material didático e novas tecnologias: Design Instrucional (EaD)

 

 

 

Objetivos

O curso mostra como o design instrucional (ou educacional) tornou-se mais uma área de atuação para editores, professores e outros profissionais ligados à comunicação e à educação. Analisamos as mudanças na educação e nos hábitos de leitura, com a predominância dos suportes digitais, e os impactos dessas mudanças sobre o desenvolvimento de materiais didáticos. Discutimos a aplicação dos materiais didáticos em ambientes digitais e as técnicas e metodologias que professores e editores precisam dominar, aproximando suas atuações do design educacional. São abordados o modelo ADDIE de design instrucional e temas essenciais para os desenvolvedores de conteúdo, como direitos autorais e viabilização e gestão de projetos. Os participantes aprenderão a trabalhar com os diversos formatos de conteúdos digitais e elaborarão protótipos de materiais educacionais para múltiplos meios.

Público-alvo

Professores e tutores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, editores, conteudistas, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de pedagogia, comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

23 de novembro de 2020 a 22 de março de 2021
On-line periódico
Inscrições até 23/11/2020 - 23h30
De R$544,00 por R$462,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$77,00), ou à vista no boleto para pagamento até 16/11/2020.
Carga horária: 51 horas
23 de novembro de 2020 a 22 de março de 2021
On-line periódico

Conteúdo

Neste curso serão abordados:
Aula 0    Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1    O meio editorial e o design instrucional
Aula 2    Direitos autorais para editores e designers instrucionais
Aula 3    Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Aula 4    Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Aula 5    Análise dos novos processos educacionais
Aula 6    O que é design instrucional
Aula 7    O modelo ADDIE I: análise
Aula 8   O modelo ADDIE II: design
Aula 9    Trilhas de aprendizagem
Aula 10  Roteiro
Aula 11  Gamificação
Aula 12  Objetos de aprendizagem
Aula 13  O modelo ADDIE III: desenvolvimento
Aula 14  O modelo ADDIE IV: implementação
Aula 15  O modelo ADDIE V: avaliação
Aula 16  Viabilidade de projetos

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto: em 2 dias úteis/cartão: em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O acesso à plataforma será liberado entre os dias 20 e 23 de novembro de 2020.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 20 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para [email protected] Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

A partir de 23 de novembro, a cada 2a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (22 de março de 2021).

ATENÇÃO!
Período de recesso: 23 de dezembro de 2020 a 03 de janeiro de 2021.

 

 

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 04 de abril de 2021.

 

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

Roger Trimer

Graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem 20 anos de experiência em editoras educacionais e sistemas de ensino, tendo sido diretor editorial de livros universitários e de ensino de inglês, diretor editorial dos sistemas de ensino COC, Dom Bosco, Pueri Domus e Name e diretor geral do Sistema de Ensino Poliedro. Atualmente dirige sua empresa Merit Consultoria e Treinamentos, mas ainda se define como editor.

Newsletter
da Unil

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Tamanho da fonte
Modo contraste
X