Skip to main content

Material didático e novas tecnologias: Design Instrucional

 

 

 

Objetivos

O curso mostra como o design instrucional (ou educacional) tornou-se mais uma área de atuação para editores, professores e outros profissionais ligados à comunicação e à educação. Analisamos as mudanças na educação e nos hábitos de leitura, com a predominância dos suportes digitais, e os impactos dessas mudanças sobre o desenvolvimento de materiais didáticos. Discutimos a aplicação dos materiais didáticos em ambientes digitais e as técnicas e metodologias que professores e editores precisam dominar, aproximando suas atuações do design educacional. São abordados o modelo ADDIE de design instrucional e temas essenciais para os desenvolvedores de conteúdo, como direitos autorais e viabilização e gestão de projetos. Os participantes aprenderão a trabalhar com os diversos formatos de conteúdos digitais e elaborarão protótipos de materiais educacionais para múltiplos meios.

Público-alvo

Professores e tutores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, editores, conteudistas, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de pedagogia, comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados.

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

10 de janeiro a 27 de março de 2024
On-line Periódico
Inscrições até 10/01/2024 - 23h30
De R$598,00 por R$508,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$84,66), à vista no boleto para pagamento até 03/01/24 ou Pix até 10/01/24.
Carga horária: 36 horas
10 de janeiro a 27 de março de 2024
On-line Periódico

Conteúdo

Neste curso serão abordados:
Aula 0    Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1    O que é design instrucional. Materiais adicionais: O meio editorial e o design instrucional; Análise dos novos processos educacionais.
Aula 2    O modelo ADDIE I: análise
Aula 3    O modelo ADDIE II: design. Materiais adicionais: Metodologias ativas de ensino-aprendizagem; Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Aula 4    Trilhas de aprendizagem
Aula 5    Roteiro
Aula 6    Gamificação
Aula 7    Objetos de aprendizagem
Aula 8   O modelo ADDIE III: desenvolvimento. Material adicional: Direitos autorais para editores e designers instrucionais.
Aula 9    O modelo ADDIE IV: implementação
Aula 10  O modelo ADDIE V: avaliação
Material adicional: Viabilidade de projetos

Observações

ATENÇÃO! PERÍODO DE RECESSO: 23 de dezembro a 01 de janeiro de 2024.

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição. O acesso à plataforma será liberado entre os dias 09 e 10 de janeiro de 2024.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 09 de janeiro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 10 de janeiro, a cada 4a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (27 de março de 2024).

 

 

 

 

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 07 de abril de 2024.

 

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

roger trimer 01
Roger Trimer

Graduado e pós-graduado pela ESPM, possui mais de 20 anos de experiência nas áreas editorial e educacional. Estudioso das metodologias ativas de ensino e especialista em desenvolvimento de conteúdo para educação, desenvolve e ministra cursos sobre esses temas. Ajudou a criar a primeira biblioteca virtual universitária, além de ter desenvolvido uma linha de disciplinas digitais para o ensino superior. Presta consultoria para escolas e desenvolve formações e cursos para professores e editores. www.linkedin.com/in/rtrimer/

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X