O mercado de trabalho das editoras (On-line ao Vivo)

Muitas pessoas sonham em trabalhar com livros e não sabem por onde começar. Ou desejam mudar de área e gostariam de uma visão panorâmica do mercado editorial, de indicadores das melhores oportunidades. Repleto de informações práticas, este curso explica quais atividades podem se converter em carreiras dentro de editoras, quais conhecimentos são necessários, como começar, de que forma aumentar suas chances de ganhar melhor.

PROGRAMA

Quem contrata (O mercado tradicional: editoras de livros; o mercado paralelo: prestadores de serviço; o novo mercado: autores independentes).

De que forma o mercado contrata (Empregados; freelancers regulares; freelancers esporádicos; empresas prestadoras de serviço).

O trabalho dentro das editoras (Editores; assistentes; produtores editoriais; marqueteiros; produtores gráficos).

Os freelancers mais requisitados (Tradutores; preparadores; revisores; diagramadores; capistas; ilustradores).

Os freelancers mais bem pagos (Autores; ghostwriters; editores redatores).

Oportunidades no cenário atual (Agenciamento; marketing digital para editoras; vendas para editoras; edição de texto, preparação e revisão para autores; produção editorial para autores).

Como se apresentar para as editoras.

Como se apresentar para os autores.

Oferecer um panorama do mercado das editoras e dos autores independentes, das oportunidades profissionais e das formas de entrar nele vindo de outros setores profissionais ou como primeira experiência de trabalho.

Recém-formados em Letras, Comunicações, Produção Editorial e áreas afins que desejem trabalhar em editoras. Profissionais já atuantes em outros setores que gostariam de migrar para o mercado editorial. Leitores compulsivos, escritores, designers que buscam um ganho extra como freelancers e demais interessados.

A duração de cada aula expositiva é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet. A interação com a professora será feita de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Unil por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 18 de junho de 2021).

18 a 20 de maio de 2021 - das 19h30 às 21h30
Inscrições até 16/05/2021 - 23h30
R$198,00 (valor único, com desconto): em até 3 parcelas no cartão de crédito (3xR$66,00), ou à vista no boleto para pagamento até 12/05/2021.
18 a 20 de maio de 2021 - das 19h30 às 21h30

Aula 1
Panorama do mercado de trabalho

Aula 2
As carreiras, condições necessárias, como começar

Aula 3
Por conta própria

Este curso tem como objetivo auxiliar profissionais a compreender as possibilidades de trabalho para editoras, birôs de editoração, prestadores de serviço e os próprios autores de livros. Visa a dar subsídios para que estudantes e recém-formados escolham a melhor área de atuação de acordo com seus conhecimentos e interesses, e que profissionais de outras áreas saibam como entrar no mercado das editoras de livros.

Sim, serão fornecidas apostilas e a professora vai indicar links e recursos extras de acordo com a demanda dos alunos e das alunas nos fóruns de discussão.

Não. Neste curso haverá exposição dos temas e discussão de casos.

Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum para cada aula, assim os temas ficam compartimentalizados e ninguém se perde na discussão. Ao final da aula, o fórum estará aberto para que todos publiquem as suas dúvidas.

Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 23 de maio de 2021.

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis; cartão (CIELO): em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O acesso à plataforma será liberado no dia 18 de maio de 2021, a partir das 17h.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

A partir do dia 17 de maio, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para [email protected], ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO, terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 18 de junho de 2021. No Fórum de dúvidas até dia 23 de maio de 2021.

Laura Bacellar

Trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora-chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e teve sua própria editora, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Lançou Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, em 2001, escreveu variados livros como ghostwriter, traduziu e adaptou obras infantis e juvenis, foi coautora de cinco títulos. Dá cursos regularmente para autores e editores e mantém o site www.escrevaseulivro.com.br e o canal no YouTube Escreva seu Livro.