O trabalho de produção editorial é composto de diversas etapas, desde o recebimento do texto do autor até o envio do livro para a impressão. Para coordenar essas etapas, é preciso compreender a função e a relevância de cada uma delas, conhecer bem o livro e saber avaliar quais as necessidades de cada projeto, além de buscar soluções e adequações ao contexto de publicação e ao mercado atual. Neste curso, os alunos terão um panorama da produção de um livro – conhecimento necessário tanto para coordenar um projeto como para atuar em etapas específicas.
PROGRAMA
- Visão geral da produção do livro (passo a passo). Como são as etapas da produção de um livro em um departamento editorial.
- Organização de cronograma.
- Apresentação dos diferentes trabalhos com o texto: tradução, edição, preparação de originais, revisão de provas, revisão técnica. A diferença entre eles, o perfil de cada profissional envolvido nas diferentes etapas de texto.
- Apresentação de outros serviços envolvidos na produção (como índices, checagens, produção de imagens, pesquisa iconográfica, licenciamentos). Como identificar a necessidade de cada serviço e como contratar e avaliar profissionais para cada etapa.
- Noção geral das especificidades de cada tipo de livro: técnicos, universitários, literários, HQ, didáticos, infantis, juvenis etc.
- Contratação de colaboradores externos: como encomendar os trabalhos, qual o perfil de cada freelancer envolvido na produção, como acompanhar os serviços.
- ISBN, ficha catalográfica (como e quando pedir).
- Textos de aparatos editoriais: orelhas, quarta capa, textos para divulgação. Quando contratar e quais são as características de cada um.
- O trabalho de outros departamentos dentro de uma editora (e a relação de cada um com o editorial).
- Relacionamento com freelancers, autores, influenciadores e colegas de editora.
- Caminhos de entrada para o mercado editorial; dificuldades e pontos fracos do mercado.
Objetivos
Apresentar, etapa por etapa, o trabalho de produção editorial de livros, por meio de exemplos. Oferecer informações para que seja possível acompanhar um processo editorial, prevendo problemas e dificuldades recorrentes, além de possíveis soluções.
Público-alvo
Assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, jornalistas, empreendedores, futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.
Metodologia
A duração de cada aula é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet, com exposição do conteúdo pelas duas professoras. Ao longo do curso serão apresentados exemplos e casos para explorar os temas propostos. Durante as aulas haverá espaços para conversas entre alunas, alunos e professoras. E também haverá interação com as professoras de forma assíncrona, por meio de fóruns de discussão na plataforma AVA Ead/Unil. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 29 de maio de 2021).
Conteúdo
Neste curso serão abordados:
Aula 1
Fluxo de produção de um livro
Tipos de livros e suas particularidades
Aula 2
Etapas da edição de texto (preparação de originais e revisões de prova)
Outros serviços editoriais envolvidos na produção de um livro
Aula 3
Elementos e etapas de produção de uma capa
Contratação de freelancers
Aula 4
Cronograma
Checklists
Caso para debate em aula
Aula 5
Caso para debate em aula
ISBN, ficha catalográfica
Relacionamento com outros departamentos
Fontes para atualização e consulta
PERGUNTAS FREQUENTES
Para que serve este curso?
Este curso foi desenhado para introduzir o aluno no universo da produção de um livro. É uma oportunidade de saber como se faz um livro, etapa por etapa, desde o texto concebido pelo autor até a impressão em forma de livro.
Este curso é para virar editor ou para trabalhar numa editora?
Como se trata de um curso de curta duração, ele dá noções do processo de edição e produção de livros. É voltado para quem está iniciando na área, gostaria de trabalhar em editoras ou já trabalha em uma etapa específica mas gostaria de conhecer o processo completo. Também dá subsídios a quem tem interesse em publicar o próprio livro ou algum livro.
Vai ter material didático?
Sim, será fornecida uma apostila para cada aula. Além disso, as professoras poderão liberar material extra, de acordo com a demanda das alunas e dos alunos nos fóruns de discussão.
Vai ter exercício, lição, atividade para entregar?
Não. Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. E Fórum de Dúvidas na plataforma para todas as aulas. Mas nas aulas também será possível expor dúvidas e interagir com professoras e colegas, sempre que houver tempo.
Como vão funcionar os fóruns de discussão?
Vamos abrir um fórum para cada aula, assim os temas ficam organizados e é mais prático para as alunas e alunos participarem. No fim da aula, o fórum estará aberto para que todos publiquem suas dúvidas. As professoras vão organizar as dúvidas e comentários e responderão com texto, áudio ou vídeo. Ou vários textos, áudios e vídeos, conforme a necessidade.
Quanto tempo os fóruns ficarão abertos?
O Fórum de dúvidas ficará aberto até dia 29 de maio de 2021.
Observações
Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis; cartão (CIELO): em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado no dia 26 de abril de 2021, a partir das 17h.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:
Cadastro
No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).
Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.
As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).
A partir do dia 25 de abril, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).
Lembramos que:
- a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
- em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
- não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
- o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso ao curso. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.
Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para [email protected], ou WhatsApp: (11) 99368-9075.
Avaliação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO, terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.
Certificados
CERTIFICADOS
O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.
IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 29 de maio de 2021. No Fórum de dúvidas até dia 03 de maio de 2021.
Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
Docentes

Bárbara Prince
É formada em Editoração pela ECA-USP e atua há mais de 10 anos no mercado editorial, tendo trabalhado durante 4 anos como editora na Aleph. Atualmente presta serviços diversos, inclusive como coordenadora de projetos editoriais. Nas horas vagas, participa de projetos independentes de edição de ficção e escreve no blog literário Sem Serifa.

Cristina Yamazaki
É graduada em Editoração pela ECA-USP e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Atua como editora de texto há mais de 20 anos. Foi sócia da Todotipo Editorial (empresa de serviços editoriais, 2008-2017) e hoje é editora de texto freelancer e coordenadora de projetos editoriais. Pesquisa temas ligados a edição de texto, revisão, legibilidade, formação de editores, editoração.
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: [email protected]
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP