Os textos que vendem o livro: da orelha aos metadados (EaD)

Articular o conhecimento, a prática e o desenvolvimento da redação de textos do mercado editorial, com ênfase na escrita criativa. Entre os temas abordados estão os textos que compõem a capa de um livro: título, quarta capa, biografia e orelhas. Além disso, serão trabalhados os textos produzidos sobre o livro para sites, livrarias on-line, divulgação e imprensa. Esses textos são a sinopse, a ficha técnica, a seleção de palavras-chave e o release. Ao longo do curso o aluno poderá acompanhar diversos estudos de caso apresentados por diretores editoriais, comerciais, de arte e de marketing, editores e designers do mercado editorial.

Todos os interessados no mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; jornalistas; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; profissionais e futuros profissionais de editoras, assim como qualquer pessoa que queira aprimorar sua comunicação e sua escrita.

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

04 de setembro a 30 de outubro de 2020
On-line periódico
Inscrições até 04/09/2020 - 23h30
De R$408,00 por R$346,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$57,66), ou à vista no boleto para pagamento até 28/08/2020.
04 de setembro a 30 de outubro de 2020
On-line periódico

Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1  A capa e o título
Aula 2 O texto informativo e objetivo
Aula 3 O comentário e o texto subjetivo: a sinopse longa
Aula 4 O texto sedutor on-line: a sinopse curta. Palavras-chave e metadados
Aula 5 O texto sedutor na livraria: a quarta capa
Aula 6 O texto vendedor na divulgação: o release
Aula 7 A biografia
Aula 8 O texto crítico e analítico: a orelha

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto: em 2 dias úteis/cartão: em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).O acesso à plataforma será liberado entre os dias 03 e 04 de setembro de 2020.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 03 de setembro os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para [email protected] Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

A partir de 04 de setembro, a cada 6a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (15 de novembro de 2020).

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 15 de novembro de 2020.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

• realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Silvana Salerno

Escritora, jornalista e arte-educadora formada pela ECA/USP, atua no mercado editorial desde 1971. Tem mais de 20 livros publicados, um deles no exterior; vários receberam a distinção Altamente Recomendável da FNLIJ. Viagem pelo Brasil em 52 histórias ganhou o prêmio Melhor Reconto (FNLIJ, 2007). Finalista do Jabuti em 2015 com a adaptação de Os miseráveis, teve três obras selecionadas para o catálogo da Bologna Children’s Books Fair, três pelo PNBE/MEC e muitas pelo PNLD. Desenvolveu um método de escrita criativa a partir de sua experiência em literatura, jornalismo e artes.