Skip to main content

Os textos que vendem o livro: da orelha aos metadados

 

 

Objetivos

Articular o conhecimento, a prática e o desenvolvimento da redação de textos do mercado editorial, com ênfase na escrita criativa. O aluno vai criar os textos que compõem a capa de um livro: título, quarta capa, biografia e orelhas. E vai trabalhar os textos produzidos sobre o livro para sites, livrarias on-line, divulgação e imprensa: sinopse, ficha técnica, seleção de palavras-chave e release. Para isso, terá dois textos como base: um de ficção, de Lygia Fagundes Telles, e um de não ficção, de George Minois. Esses textos representam o livro para o qual o aluno criará todos os paratextos. Além disso, poderá acompanhar diversos estudos de caso apresentados por profissionais do mercado editorial: diretores editoriais, comerciais, de arte e de marketing, editores e designers.

Público-alvo

Todos os interessados no mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; jornalistas; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; profissionais e futuros profissionais de editoras, assim como qualquer pessoa que queira aprimorar sua comunicação e sua escrita.

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

10 de novembro a 12 de janeiro de 2024
On-line Periódico
Inscrições até 10/11/2023 - 23h30
De R$448,00 por R$380,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$63,33), à vista no boleto para pagamento até 03/11/23 ou Pix até 10/11/2023.
Carga horária: 27 horas
10 de novembro a 12 de janeiro de 2024
On-line Periódico

Conteúdo

Aulas
Neste curso serão abordados:
Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1  A capa e o título
Aula 2 O texto informativo e objetivo
Aula 3 O comentário e o texto subjetivo: a sinopse longa
Aula 4 O texto sedutor on-line: a sinopse curta. Palavras-chave e metadados
Aula 5 O texto sedutor na livraria: a quarta capa
Aula 6 O texto vendedor na divulgação: o release
Aula 7 A biografia
Aula 8 O texto crítico e analítico: a orelha

Observações

ATENÇÃO! PERÍODO DE RECESSO: 23 de dezembro a 01 de janeiro de 2024.

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição. O acesso à plataforma será liberado entre os dias 09 e 10 de novembro de 2023.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 09 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail pessoal. O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 10 de novembro, a cada 6a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (12 de janeiro de 2024).

 

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 21 de janeiro de 2024.

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

foto silvana salerno 01
Silvana Salerno

Entrou no mercado editorial quando cursava o segundo ano de Jornalismo da ECA/USP, em 1971. Trabalhou na Editora Abril e no Círculo do Livro como revisora, preparadora e tradutora, e em jornais e revistas como redatora e editora. Em 1992 fundou o Estúdio Sabiá, dedicado à edição completa do livro. No ano 2000 iniciou sua carreira de adaptadora e autora na Companhia das Letras. Tem cerca de 30 livros publicados, sendo 19 deles adaptações. Foi finalista do Jabuti com a adaptação de “Os miseráveis”, recebeu o prêmio O Melhor Reconto da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por “Viagem pelo Brasil em 52 histórias”, o Altamente Recomendável da FNLIJ por “Qual é o seu Norte?”, “O burro carregado de sal” e pela tradução/adaptação de “Ilusões perdidas”, o Acervo FNLIJ pelas adaptações de “Germinal” e “Guerra e paz e o Cátedra 10 da Unesco pelas adaptações de “Reinações de Narizinho” e “Viagem ao céu” em 2021.

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X