Preparação e revisão: o trabalho com o texto (EaD)

Dar ao cursista um panorama teórico e prático do trabalho de preparação e revisão de texto para o mercado editorial, para que ele possa entender o seu papel no fluxo de produção e a sua relação com os outros atores do processo. Discutir abordagens, técnicas e limites de intervenção no texto com exercícios práticos, de modo que o cursista tenha a oportunidade de testar suas próprias soluções. Indicar caminhos de aprimoramento profissional.

Preparadores, revisores, assistentes editoriais, estudantes de letras, tradutores, escritores, jornalistas e demais interessados.

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

1º de outubro a 10 de dezembro de 2020
On-line periódico
Inscrições até 1º/10/2020 - 23h30
De R$460,00 por R$391,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$65,17).
1º de outubro a 10 de dezembro de 2020
On-line periódico

Neste curso introdutório sobre o trabalho de preparação e revisão de textos, o cursista aprenderá o fluxo de produção do livro, as técnicas gerais a serem aplicadas à preparação de originais e à revisão de provas, os critérios de padronização editorial e os limites de intervenção no texto. Serão abordados também alguns tópicos pontuais de gramática.

Aula 0 Utilização da plataforma (AVA) e Introdução
Aula 1  A produção do livro
Aula 2  A preparação de texto
Aula 3  A coesão textual
Aula 4  O paralelismo gramatical e a organização do parágrafo
Aula 5  O texto de não ficção I
Aula 6  O texto de não ficção II
Aula 7  O texto de ficção I
Aula 8  O texto de ficção II
Aula 9  A revisão de provas I
Aula 10 A revisão de provas II

A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento (boleto: em 2 dias úteis/cartão: em 1 dia útil).
Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2020.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento: cartão de crédito (CIELO: um dia útil para confirmação), e boleto (Banco do Brasil: 2 dias úteis para confirmação).

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 30 de setembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: [email protected];
  4. o não pagamento dos boletos implicará no bloqueio de acesso à plataforma. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para [email protected] Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma.

A partir de 1º de outubro, a cada 5a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (10 de dezembro de 2020).

Entrega de atividades

O prazo para a entrega das atividades é de uma semana, a partir da entrada de cada aula na plataforma. As atividades vão se tornando mais complexas a cada aula, e a partir da AULA 5 haverá exercícios práticos de preparação de texto. Pedimos que observem rigorosamente as datas de entrega, pois não aceitaremos atividades fora do prazo. Isso é importante para o andamento do curso. Também é importante lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, preparadores e revisores têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional.

ATENÇÃO!
Aulas 5, 6, 7 e 8: entrega das atividades no prazo de uma semana, a partir da entrada de cada aula na plataforma. Demais aulas, entrega até o dia 20 de dezembro de 2020.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

• realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver).

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso tanto do conteúdo do curso quanto para a impressão do certificado (se for o caso) até a data-limite que será informada pelos tutores.

Ibraíma Dafonte Tavares

Formada em Letras, trabalha no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo no serviço de internet da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.