Skip to main content

Preparação e revisão: o trabalho com o texto

 

 

Objetivos

Dar ao cursista um panorama teórico e prático do trabalho de preparação e revisão de texto para o mercado editorial, para que ele possa entender o seu papel no fluxo de produção e a sua relação com os outros atores do processo. Discutir abordagens, técnicas e limites de intervenção no texto com exercícios práticos, de modo que o cursista tenha a oportunidade de testar suas próprias soluções. Indicar caminhos de aprimoramento profissional.

Público-alvo

Preparadores, revisores, assistentes editoriais, estudantes de letras, tradutores, escritores, jornalistas e demais interessados.

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

30 de novembro a 15 de fevereiro de 2024
On-line Periódico
Inscrições até 30/11/2023 - 23h30
De R$520,00 por R$442,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6xR$73,66), à vista no boleto para pagamento até 23/11/23 ou Pix até 30/11/23.
Carga horária: 33 horas
30 de novembro a 15 de fevereiro de 2024
On-line Periódico

Conteúdo

Neste curso introdutório sobre o trabalho de preparação e revisão de textos, o cursista aprenderá o fluxo de produção do livro, as técnicas gerais a serem aplicadas à preparação de originais e à revisão de provas, os critérios de padronização editorial e os limites de intervenção no texto. Serão abordados também alguns tópicos pontuais de gramática.

Aulas
Aula 0 Utilização da plataforma (AVA) e Introdução
Aula 1  A produção do livro
Aula 2  A preparação de texto
Aula 3  A coesão textual
Aula 4  O paralelismo gramatical e a organização do parágrafo
Aula 5  O texto de não ficção I
Aula 6  O texto de não ficção II
Aula 7  O texto de ficção I
Aula 8  O texto de ficção II
Aula 9  A revisão de provas I
Aula 10 A revisão de provas II

Observações

ATENÇÃO! PERÍODO DE RECESSO: 23 de dezembro a 01 de janeiro de 2024.

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 29 e 30 de novembro de 2023.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 29 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 30 de novembro, a cada 5a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (15 de fevereiro de 2024).

 

 

 

 

Entrega de atividades

O prazo para a entrega das atividades é de uma semana, a partir da entrada de cada aula na plataforma. As atividades vão se tornando mais complexas a cada aula, e a partir da AULA 5 haverá exercícios práticos de preparação de texto. Pedimos que observem rigorosamente as datas de entrega, pois não aceitaremos atividades fora do prazo. Isso é importante para o andamento do curso. Também é importante lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, preparadores e revisores têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional.

ATENÇÃO!
Aulas 5, 6, 7 e 8: entrega das atividades no prazo de uma semana, a partir da entrada de cada aula na plataforma. Demais aulas, entrega até o dia 25 de fevereiro de 2024.

 

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

ibra curso@0.5x scaled
Ibraíma Dafonte Tavares

Formada em Letras e atuante no mercado de livros há 35 anos. Começou sua carreira no Círculo do Livro, como revisora de provas, e desde então executou trabalhos diversos como tradutora, preparadora e revisora para várias casas publicadoras do país. Foi editora de conteúdo da AOL Brasil e editora-executiva da Alaúde Editorial. Atualmente, é editora de aquisições da Alta Books. Há mais de 10 anos desenvolve cursos de treinamento para profissionais de texto interessados em atuar no mercado de livros.

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X