Princípios de teoria literária para tradutores: poesia, prosa e escolhas tradutórias (On-line ao Vivo)

Este curso, oferecido em cooperação com o Museu Casa Guilherme de Almeida, tem por principal objetivo fornecer ferramentas para a leitura, a análise e a interpretação de textos literários com vistas a despertar sua capacidade crítica e prepará-los para o papel de tradutores literários. Para isso, serão tratadas questões como o poético, a representação do real e a crítica dessa representação, os gêneros (poesia e prosa), as formas (poema, conto e romance), a intertextualidade.

Para obter o programa de cada curso, acesse o link.

Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de:

• Identificar o que diferencia um texto literário de um texto sem preocupações estéticas.
  • Perceber a polissemia do texto literário de modo a produzi-la, quanto possível, na atividade tradutória.
  • Compreender melhor como é o seu processo de leitura e o que determina suas escolhas tradutórias.

Graduandos e graduados em Letras, tradutores, editores, revisores, preparadores de texto e interessados em literatura e tradução literária.

Estudo de alguns dos principais conceitos da crítica literária e de textos literários a partir da leitura comentada de suas várias camadas de significação. Os textos literários estrangeiros (espanhol, francês e inglês) a serem estudados serão acompanhados de suas respectivas traduções, o que possibilitará exercícios de tradução comparada.

A duração de cada aula expositiva é de 2h, ao vivo, pelo Google Meet. Nas aulas será possível expor dúvidas e interagir com professora e colegas, sempre que houver tempo. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas na plataforma AVA Ead/Universidade do Livro por até 30 dias, contados a partir da data de entrada da última aula (até dia 02 de agosto de 2024).

Dias 4, 11, 18, 25 de abril; 2, 9, 16, 23 de maio; 6, 13, 20, 27 de junho e 4 de julho de 2024 - das 19h às 21h

Inscrições até 04/04/2024- 14h
De R$470,00 por R$399,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$66,50), ou à vista no boleto para pagamento até 28/03/2024 ou Pix até 04/04/2024.

Este curso apresenta ferramentas para a leitura, análise e interpretação de textos literários, com o objetivo de desenvolver a capacidade crítica dos participantes para a atividade da tradução literária.

O material de cada aula em Power Point será fornecido aos alunos em formato PDF até um dia antes da aula seguinte.

Não haverá lição para entregar, apenas exposição dos temas e discussões. Todos os textos para leitura serão fornecidos no decorrer do curso.

E quanto as dúvidas do curso?
As dúvidas serão tiradas durante a aula com a professora e também poderão ser encaminhadas por e-mail (que será divulgado durante a aula).

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Universidade do Livro (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.

O acesso à plataforma será liberado no dia 04 de abril de 2024, a partir das 18h.
O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 18h55 (links das aulas na plataforma).

A partir do dia 03 de abril, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou on-line) é pessoal e intransferível;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO (sendo: comparecimento com câmera ligada, respostas e perguntas feitas pela professora, perguntas no chat e ao vivo durante a aula, quando permitidas) terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp e a Casa Guilherme de Almeida.

O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Universidade do Livro) é de, no máximo, 30 (trinta) dias após o término do curso.

IMPORTANTE!! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 02 de agosto de 2024.

eliane fittipaldi 01
Eliane Fittipaldi

É mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Tradução e pós-doutorado em Literatura e Demais Artes também pela USP, é tradutora, pesquisadora e professora. Foi professora de Teoria da Literatura, Língua Francesa, Literatura Norte-Americana e Crítica Literária na PUC-SP, de Comunicação Empresarial na FGV-SP e de Literatura Portuguesa na USP. Sua publicação mais recente é Trajetórias do Feminino em Narrativas de Clarice Lispector, Simone de Beauvoir & Agnès Varda (2021).

da Universidade do Livro

da Universidade do Livro

Universidade do Livro

Fundação Editora da Unesp