Skip to main content

Produção editorial

 

 

Objetivos

Permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.

Público-alvo

Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; preparadores; revisores; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; empreendedores e futuros empreendedores; bibliotecários; profissionais e futuros profissionais de editoras.

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

14 de novembro a 27 de fevereiro de 2024
On-line Periódico
Inscrições até: 14/11/2023- 23h30
De R$526,00 por R$447,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$74,50), à vista no boleto para pagamento até 07/11/23 ou Pix até 14/11/23.
Carga horária: 45 horas
14 de novembro a 27 de fevereiro de 2024
On-line Periódico

Conteúdo

Neste curso serão abordados:
Aula 0    Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1    Apresentação do curso e os diferentes tipos de editora
Aula 2    As diferentes áreas de trabalho de uma editora
Aula 3    As provas
Aula 4    Os componentes do livro
Aula 5    O acompanhamento das etapas
Aula 6    Como selecionar e acompanhar freelancers
Aula 7    A tradução
Aula 8    A preparação de texto
Aula 9    A diagramação
Aula 10  A revisão de provas
Aula 11  A capa
Aula 12  Os autores
Aula 13  Boas práticas
Aula 14  O mercado de trabalho editorial

Observações

ATENÇÃO! PERÍODO DE RECESSO: 23 de dezembro a 01 de janeiro de 2024.

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 13 e 14 de novembro de 2023.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 13 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 14 de novembro, a cada 3a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (27 de fevereiro de 2024).

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 10 de março de 2024.

 

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

foto laura bacellar 01
Laura Bacellar

Trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora-chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e teve sua própria editora, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Lançou Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, em 2001, escreveu variados livros como ghostwriter, traduziu e adaptou obras infantis e juvenis, foi coautora de cinco títulos. Dá cursos regularmente para autores e editores e mantém o site www.escrevaseulivro.com.br e o canal no YouTube Escreva seu Livro.

Newsletter
da Universidade do Livro

    Newsletter
    da Universidade do Livro

      Universidade do Livro

      Fundação Editora da Unesp

      E-mail: unil@unesp.br
      Telefones: (11) 3242-9555,
      3242-7171 – ramais 502 e 503
      WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
      Praça da Sé, 108 – Centro
      01001-900 – São Paulo, SP

      X