Objetivos
Permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.
Público-alvo
Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; preparadores; revisores; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; empreendedores e futuros empreendedores; bibliotecários; profissionais e futuros profissionais de editoras.
Metodologia
O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).
Conteúdo
Neste curso serão abordados:
Aula 0 Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1 Apresentação do curso e os diferentes tipos de editora
Aula 2 As diferentes áreas de trabalho de uma editora
Aula 3 As provas
Aula 4 Os componentes do livro
Aula 5 O acompanhamento das etapas
Aula 6 Como selecionar e acompanhar freelancers
Aula 7 A tradução
Aula 8 A preparação de texto
Aula 9 A diagramação
Aula 10 A revisão de provas
Aula 11 A capa
Aula 12 Os autores
Aula 13 Boas práticas
Aula 14 O mercado de trabalho editorial
Observações
ATENÇÃO! PERÍODO DE RECESSO: 23 de dezembro a 01 de janeiro de 2024.
Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.
As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e não pelo portal do aluno, onde foi realizada a sua inscrição.
O acesso à plataforma será liberado entre os dias 13 e 14 de novembro de 2023.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:
Cadastro
No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).
Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.
Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.
A partir do dia 13 de novembro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.
Lembramos que:
- a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
- em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
- não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
- para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.
Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.
Disponibilização das aulas
Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.
A partir de 14 de novembro, a cada 3a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (27 de fevereiro de 2024).
Entrega de atividades
Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 10 de março de 2024.
Avaliação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:
- realizar as atividades sugeridas;
- realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
- obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).
Certificados
CERTIFICADOS
O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.
IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.
Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
Docente

Laura Bacellar
Trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora-chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e teve sua própria editora, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Lançou Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, em 2001, escreveu variados livros como ghostwriter, traduziu e adaptou obras infantis e juvenis, foi coautora de cinco títulos. Dá cursos regularmente para autores e editores e mantém o site www.escrevaseulivro.com.br e o canal no YouTube Escreva seu Livro.
Newsletter
da Universidade do Livro
Newsletter
da Universidade do Livro
Universidade do Livro
Fundação Editora da Unesp
E-mail: unil@unesp.br
Telefones: (11) 3242-9555,
3242-7171 – ramais 502 e 503
WhatsApp: (11) 99368-9075 (dias úteis)
Praça da Sé, 108 – Centro
01001-900 – São Paulo, SP