fbpx

Projeto editorial: como transformar uma ideia em livro (EaD)

Se você não sabe para onde vai, é provável que erre o caminho. Essa máxima popular pode muito bem ser aplicada quando pensamos na importância de um projeto editorial para o sucesso de uma obra ou de uma editora. Quem atua no mercado de livros sabe muito bem que erros e excesso de retrabalho não condizem com a urgência e os investimentos necessários para que o negócio prospere. No contexto atual, como transformar as ideias em livros de sucesso? Um projeto editorial criativo e consistente pode ajudar você nesse caminho, e este curso vai discutir o passo a passo para que você chegue lá.

Objetivos

Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • Prospectar ideias editoriais de acordo com critérios.
  • Identificar os elementos e as justificativas a serem considerados na elaboração de um projeto editorial.
  • Projetar o cenário em que um projeto editorial e seu objeto irão se desenvolver.
  • Identificar as etapas da elaboração de um projeto editorial.
  • Avaliar o desempenho de edições a partir do projeto editorial e eventuais correções de rumo.

Público-alvo

Profissionais ou futuros profissionais do livro, como editores, publishers, produtores, preparadores, revisores, designers e diagramadores.
Estudantes da área de comunicação social, editoração, produção editorial, letras e jornalismo.
Escritores interessados em autopublicação e outras questões editoriais, e demais interessados.

Metodologia

O curso é desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual serão disponibilizados textos, videoaulas, exercícios e material complementar (quando houver).

05 de julho a 16 de agosto de 2022
On-line periódico
Inscrições até 05/07/2022 - 23h30
De R$357,00 por R$303,00 (valor único, com desconto): em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$50,50), à vista no boleto para pagamento até 28/06/22 ou PIX até 05/07/2022.
Carga horária: 21 horas
05 de julho a 16 de agosto de 2022
On-line periódico

Conteúdo

Neste curso serão abordados:

  1. Conceito de edição. A natureza da edição de livros. Prospecção de ideias viáveis para o mercado editorial. O autor, o livro e o leitor em relação de parceria.
  2. A organização de uma editora e de seus projetos editoriais. Catálogo editorial: gêneros, linhas e séries/coleções. Foco editorial e construção de linhas editoriais baseadas em projetos.
  3. Elaboração e desenvolvimento de projetos editoriais, com cronograma e sua execução nos mercados trade e de didáticos.
  4. Estudos de casos. Avaliação dos resultados em função de projetos editoriais.

Aula 0
Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução
Aula 1 
Conceito de edição: considerações básicas sobre o negócio dos livros.
Aula 2
Formação do catálogo: a natureza e a justificativa de um projeto editorial.
Aula 3
Área de Interesse Geral: acompanhamento de projetos editoriais e sua execução na área.
Aula 4
Área de Literatura Infantil e Juvenil: aspectos relevantes a serem considerados na área.
Aula 5 
Área de Livros Didáticos: acompanhamento de projetos editoriais e sua execução na área.
Aula 6
Foco em projetos: a estrutura e o funcionamento editorial centrado em projetos.

Observações

Para participantes do exterior, pagamento somente com cartão de crédito internacional.

As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.
O curso será on-line e ministrado através da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O acesso à plataforma será liberado entre os dias 04 e 05 de julho de 2022.

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
Clique nos itens abaixo e saiba mais:

Cadastro

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (PIX: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 04 de julho, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. Para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Disponibilização das aulas

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 05 de julho, a cada 3a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (16 de agosto de 2022).

 

 

 

Entrega de atividades

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 28 de agosto de 2022.

 

 

Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Certificados

CERTIFICADOS

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE!! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Docente

foto jiro takahashi 01
Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

Newsletter
da Unil

    Newsletter
    da Unil

      Tamanho da fonte
      X