A importância dos livros numa época em que se valoriza a ignorância

logo encontro escritores 2 02

Os últimos anos, talvez em reação aos avanços notáveis que o Brasil e o mundo tiveram em termos de educação, cultura e saúde, têm sido marcados pelo signo do retrocesso, incluindo uma apologia cada vez mais explícita da ignorância. Ora, não é por acaso que vários episódios de sucesso da ignorância foram marcados pela queima de livros, da biblioteca de Alexandria até o triunfo do nazismo. Mostrar a importância do livro, do conhecimento e da leitura é essencial, para superarmos essa etapa difícil mas que, no final das coisas, será apenas temporária.

A Série “Encontro com os escritores” pretende dar ao leitor/participante acesso presencial a um autor ao mesmo tempo em que lhe permite saber mais a respeito da história criativa e editorial do convidado: sua formação como leitor, as influências intelectuais presentes em sua trajetória, seu processo de criação e escrita, sua avaliação do cenário editorial e livreiro contemporâneo, suas sugestões nessa área, entre outros temas e assuntos de acordo com a própria dinâmica da apresentação.

renato janine ribeiro 01
Renato Janine Ribeiro

Foi Ministro da Educação do Brasil de abril a outubro de 2015. É professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, e professor visitante da Universidade Federal de São Paulo. Foi diretor de avaliação da Capes. Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001) e seus últimos livros são: A Boa Política (Cia. das Letras, 2017) e A Pátria Educadora em Colapso – Reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil (Três Estrelas, 2018). Também organizou uma série de 12 programas sobre Ética para a TV Futura, depois exibidos na Globo. Desde 2021, é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

da Universidade do Livro

da Universidade do Livro

Universidade do Livro

Fundação Editora da Unesp