Formação e deformação do Brasil. Reflexões sobre ontem, hoje e amanhã

Mesa-redonda com Luiz Gonzaga Belluzzo e Renato Janine Ribeiro – mediação de Manuel da Costa Pinto (jornalista e crítico literário).

As efemérides do Bicentenário da Independência e do Centenário da célebre Semana de Arte Moderna são mais do que oportunas para que nos debrucemos sobre nossa trajetória, para entender os elementos presentes na formação – e também na deformação – do Brasil. É esse o papel da Universidade, à qual a Editora Unesp se junta, para promover um encontro com a sociedade e com o país que queremos construir.

Na ocasião, os livros dos palestrantes poderão ser adquiridos no local do evento.

Peça aqui a reedição do evento.

belluzzo
Luiz Gonzaga Belluzzo

Professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Fundador da Facamp e ex-conselheiro da Fapesp, foi incluído em 2001 entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX no Biographical Dictionary of Dissenting Economists.
Crédito da foto: Antonio Scarpinetti / Jornal da Unicamp

renato janine ribeiro 01
Renato Janine Ribeiro

Foi Ministro da Educação do Brasil de abril a outubro de 2015. É professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, e professor visitante da Universidade Federal de São Paulo. Foi diretor de avaliação da Capes. Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001) e seus últimos livros são: A Boa Política (Cia. das Letras, 2017) e A Pátria Educadora em Colapso – Reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil (Três Estrelas, 2018). Também organizou uma série de 12 programas sobre Ética para a TV Futura, depois exibidos na Globo. Desde 2021, é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

da Universidade do Livro

da Universidade do Livro

Universidade do Livro

Fundação Editora da Unesp