Skip to main content

Jiro Takahashi mostra como montar e manter uma editora independente

Aprenda com um um editor de livros que atua desde 1966 e participou da criação de referências  no mercado nacional como a série Vaga-Lume, a Para Gostar de Ler quais são os pontos fundamentais para criar e gerar estabilidade em sua editora.

Como montar e manter uma editora independente

Em um mercado editorial cada vez mais competitivo, com e-books, grandes editoras, grandes tiragens, muitas pessoas que gostariam de abrir sua própria editora ainda têm dúvida se devem ou não assumir esse desafio. Pensando nisso, a Universidade do Livro oferece a formação a distância Como montar e manter uma editora independente. O objetivo é analisar as oportunidades e as dificuldades de funcionamento de uma editora, mostrando seu papel dentro do mercado editorial.

Ao longo de seis aulas, o editor executivo e mestre em Letras Jiro Takahashi ministra o conteúdo que permite ao aluno conhecer o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora, as responsabilidades dos produtores editoriais, os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.), os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.) e o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo.

São levantadas questões a respeito do espaço que este tipo de empreendimento ocupa no mercado editorial, as oportunidades e riscos gerais, os cuidados editoriais, mercadológicos, legais e administrativos para a montagem de uma pequena editora, as particularidades de funcionamento e os desafios pessoais e empresariais no mundo atual.

As aulas são destinadas a editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados e totalizam 21 horas.

Sobre o docente – Jiro Takahashi atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

Como montar e manter uma editora independente

Carga horária: 21 horas
Investimento: R$ 333 (valor único, com desconto), em até seis parcelas de R$ 55,50 no cartão de crédito ou à vista pelo Pix.

Clique aqui para informações e inscrições on-line.

Texto: Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp – imprensa.editora@unesp.br

X