Skip to main content

Laura Bacellar reflete sobre o passo a passo da produção editorial

Conheça as principais etapas do trabalho com o conteúdo, desde do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.

Produção editorial

Um livro descansando sobre uma prateleira é a consolidação de dezenas de etapas, conduzidas, às vezes, por centenas de profissionais dos mais diversos campos. Para navegar por este universo, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, oferece aulas a distância sobre Produção editorial, ministradas pela editora de longa data Laura Bacellar. Os encontros virtuais abordam os principais aspectos e questões da realização de uma obra: de seus primeiros passos ao esperado momento de entrega dos arquivos completos à produção gráfica. A nova edição do curso conta com uma aula bônus sobre o mercado de trabalho editorial.

Durante 45 horas/aula, Laura Bacellar oferece uma visão abrangente da edição de um livro. Ela fala sobre o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora, as responsabilidades dos produtores editoriais, os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.), os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação e revisão), o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, entre outros tópicos fundamentais a se levar em conta na busca pela qualidade da elaboração de um livro.

As aulas são destinadas a todos os interessados pelo mercado editorial, iniciantes e profissionais em busca de atualização, editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras, empreendedores e futuros empreendedores, bibliotecários.

O investimento é de R$ 447 (valor único, com desconto): em até seis parcelas de R$ 74,50 no cartão de crédito, à vista no boleto ou Pix.

Sobre a docente – Trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora-chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e teve sua própria editora, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Lançou Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, em 2001, escreveu variados livros como ghostwriter, traduziu e adaptou obras infantis e juvenis, foi coautora de cinco títulos. Dá cursos regularmente para autores e editores e mantém o site www.escrevaseulivro.com.br e o canal no YouTube Escreva seu Livro.

Produção Editorial – Formação a distância

Carga horária: 45 horas
Investimento: De R$ 526 por R$ 447 (valor único, com desconto): em até seis parcelas de R$ 74,50 no cartão de crédito ou à vista no boleto.
E-mail: unil@unesp.br

Clique aqui para informações e inscrições on-line.

Texto: Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp – imprensa.editora@unesp.br 

X