Prêmio PublishNews: professor da Universidade do Livro é homenageado por sua contribuição ao mercado editorial

Jiro Takahashi é homanegeado no 8° Prêmio Publish, com o troféu “Contribuição ao Mercado Editorial”:

imagem: Jiro Takahashi recebe troféu das mãos da presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) Sevani Matos

O professor da Universidade do Livro Jiro Takahashi foi o profissional destacado pelo 8° Prêmio PublishNews, em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 8 de maio, no Instituto Goethe, em São Paulo.

Com suas importantes contribuições para o mercado editorial brasileiro, como a formação da célebre coleção “Para Gostar de Ler” e “Vaga-Lume”, Jiro foi um dos agraciados durante a premiação.

Segundo a gerente de Cursos e Formação da Universidade do Livro, Daura Kanotami, “esta distinção é mais do que um prêmio; é um tributo merecido a um visionário que dedicou a vida à promoção da literatura brasileira e à construção de pontes entre escritores e leitores”. A profissional afirma também que “o legado de Jiro está para sempre associado a algumas das coleções mais emblemáticas, que alimentaram o imaginário de inúmeras gerações de leitores. Através das obras das coleções “Para Gostar de Ler” e “Vaga-Lume”, Jiro construiu pontes entre mundos, estimulando a imersão de jovens e adultos no universo literário, sempre produzindo obras de excelência e diversidade literária.”

imagem: Jiro Takahashi, família e equipe da Universidade do Livro: sua mulher Virgínia Ishibe, Nanci Goya e Daura Kanotami (da Universidade do Livro), e sua sobrinha Fernanda Ishibe

Professor de vários cursos na Universidade do Livro, Jiro atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

Confira no artigo do blog da Universidade do Livro, um bate-papo com Jiro Takahashi, mediado por Daura Kanotami, no qual ele comenta sobre sua carreira, as coleções “Para Gostar de Ler” e “Vaga-Lume” e de suas percepções sobre o recebimento deste importante prêmio.

Clique aqui para ver o artigo completo e as entrevistas

Se você quer entrar ou se especializar no mercado editorial, clique nos links abaixo e veja como aprender com esse grande nome da literatura brasileira:

Projeto editorial: como transformar uma ideia em livro

Como montar e manter uma editora independente

Equipe Universidade do Livro e Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp