Universidade do Livro é palco de conferência com o historiador françês Roger Chartier

Roger Chartier mobiliza público para conferência, lançamento de livro e sessão de autógrafos

Roger Chartier em sua conferência “Cartografia Ficcional”
imagem: Katia Saisi/Pluricom

A Editora Unesp, em parceria com a Universidade do Livro realizou no dia 3 de junho de 2024 a conferência “Cartografia Ficcional”, com o renomado historiador francês Roger Chartier. O evento atraiu uma audiência diversificada de acadêmicos, estudantes e entusiastas da literatura e da história. Chartier, conhecido por sua vasta produção historiográfica, aproveitou a ocasião para discutir temas cruciais de sua obra e apresentar seu mais recente livro, “Mapas e Ficções”, publicado pela Editora Unesp.

Durante a conferência, Chartier explorou a complexa relação entre mapas e ficção ao longo da história. Ele destacou como, dependendo da época e do contexto, os mapas em obras de ficção desempenharam diversos papéis, desde representações de mundos invertidos e satíricos até críticas sociais e utopias. A abordagem do historiador sobre a mobilidade das ficções e suas interpretações ofereceu ao público uma nova perspectiva sobre essas intersecções.

Público atento à conferência de Chartier

Lançamento do livro Mapas e Ficções

Publicado pela Editora Unesp, o livro Mapas e Ficções também foi tema da conferência. A obra analisa como os mapas em obras clássicas delineiam as geografias imaginárias e são componentes essenciais, expandindo o texto escrito para além das palavras. Os participatens puderem adquirir o livro, e também participar de um momento cada vez mais raro na atualidade: ter seu exemplar autografado pelo autor:

Sessão de autógrafos da nova obra “Mapas e Ficções”
imagem: Katia Saisi/Pluricom

Para aqueles que não puderam assistir ao evento, publicaremos em breve em nosso blog e canal do YouTube, a íntegra da conferência.

E se você se interessa por esses temas e deseja aprofundar seus conhecimentos, confira os cursos oferecidos pela Universidade do Livro.

Acesse o link abaixo e inicie sua jornada de conhecimentos:

Equipe Universidade do Livro